Localizada no estado de Minas Gerais, a cidade de Teófilo Otoni foi fundada em 1853, mas suas terras são exploradas desde o século XVI. A região era inicialmente usada para exploração de ouro e pedras preciosas, com expedições lideradas por Theophilo Benedicto Otini. Batizada posteriormente com o nome de seu explorador, o município surgiu às margens do Rio de Todos os Santos e se consolidou como referência em exploração de pedras preciosas.
Teófilo Otoni faz jus a fama do estado de Minas Gerais, de que quem o conhece, não esquece jamais. Entre as opções de lugares para conhecer, você não pode deixar visitar os garimpos. Afinal a cidade é conhecida como a “Capital das Pedras Preciosas e você não pode perder uma oportunidade de incluir no roteiro o ofício local mais antigo. Ainda pensando no contato com a natureza, o destino também proporciona paisagens deslumbrantes, como a Cachoeira de Pedra Dágua, própria para banho e uma ótima opção para o verão.
Os apaixonados por culinária não podem deixar de conhecer também a Feira Coberta. Especializada em carne de sol e mandioca, a atração conta com um cardápio repleto das tradições gastronômicas locais, que atraem turistas de todo o país.
Se pretende dar uma passadinha pela cidade, é fundamental que conheça pontos turísticos como A Casa de Lapidação de Pedras Preciosas, a Comunidade Rural de Lajinha (responsável pela produção de flores e plantas) e o mercado municipal. Bateu aquela curiosidade né? Prepare as malas, vamos embarcar no próximo busão!
Leia mais