A cidade de Açu, localizada no interior do estado do Rio Grande do Norte, conta com mais de 50 mil habitantes e está situada na Região Nordeste do Brasil. O município, que 8º mais populoso do Rio Grande do Norte e primeiro de sua microrregião, foi fundado no ano de 1766 e além de ter sido criado por Ordem Régia, recebendo o nome inicial de “Vila Nova da Princesa”, passou a se chamar Açu no ano de 1845. O nome da cidade tem origem na “Taba-açu”, que significa Aldeia Grande, e era o ponto de reunião dos selvagens da região.
Açu é uma das cidades mais belas do estado. A cidade chama a atenção dos turistas pelas suas belas lagoas, arquitetura história e paisagens naturais. Aliás, o município é também conhecido pelas suas riquezas culturais, histórico de poetas e turismo religioso. Açu, que também é chamada de “Atenas Norte-Rio-Grandense” conta com inúmeros pontos turísticos interessantes como, por exemplo, a Lagoa do Piató, a Chapada do Palheiro, o Carnaubais e os monumentos históricos.
A economia de Açu é influenciada pela pecuária e pela indústria e destacam-se, principalmente o rebanho de bovinos, caprinos, equinos, ovinos, suínos e galináceos, a produção do leite, do mel, da banana, coco, mamão e manga. A cidade é também um importante polo educacional e conta com instituições de ensino relevantes como a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal e da Região do Mato Grosso (UNIDERP) e a Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias (FCNSV).
Se você está planejando visitar Açu, não pode deixar de inserir a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a Comunidade Mendubim e a Praça São João Batista, no seu roteiro. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Papo de Calçada, o Mossoró Pizza, o Brutinhos e a Pizzaria Rei Davi. Ah, não deixe de experimentar os pratos típicos da região: a Paçoca de carne de sol, o Baião de dois e o Bobó de camarão!
Leia mais