A Capital do Calçado Feminino fica na cidade de Jaú – SP, importante polo do interior paulista que se destaca na cultura, comércio e no turismo religioso.
A cidade de Jaú, localizada no Estado de São Paulo, conta com pouco mais de 100 mil habitantes e é formada pela sede e pelo distrito de Potunduva. O município, que também é considerado a “Capital do Calçado Feminino”, foi fundado no ano de 1853 e é um importante pólo de desenvolvimento industrial e agrícola. Jaú é banhada pelo Rio Tietê e é um dos únicos municípios que usufruem da Hidrovia Tietê-Paraná.
A economia de Jaú é fortemente influenciada pelas inúmeras fábricas de sapatos femininos espalhadas pela cidade - se está pensando em comprar sapatos direto da fonte, com menor custo, vale fazer uma visita ao Shopping Território do Calçado. Jaú também foi uma importante cidade durante o ciclo do café - a cidade possui uma das terras de maior qualidade mundial, o que fez com que Jaú também recebesse o título de “ Capital da Terra Roxa” . Jaú também é servida por vários sistemas de transporte rodoviário e ferroviário.
Jaú foi batizada em homenagem ao rio que banha a região - na desembocadura do rio Tietê, encontram-se os peixes da raça “Jahu”. Aliás, a cidade é extremamente famosa pelos seus mitos e lendas. Dentre as mais famosas, está a lenda do tal peixe “Jahu”. Diz a história que, há muito tempo, um jovem índigena rebelde que estava em conflito com uma tribo Guarani da região foi pego numa emboscada e caiu no rio da cidade. Quando os Guaranis foram olhar, o jovem havia se transformado num enorme peixe, que recebeu o nome de “Jahu”, que significa “corpo do jovem rebelde”.
Jaú conta com algumas dezenas de atrações turísticas como, por exemplo, a Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio - que impressiona pela sua arquitetura -, o Parque do Rio Jaú e o Teatro Elza Munerato Municipal. Jaú é sede de alguns eventos importantes na região, como a ExpoJaú e a Exposição Nacional de Orquídeas, que chega a receber mais de 15 mil visitantes ao ano. O turismo religioso também atrai visitantes e peregrinos ao Santuário Frei Galvão, local onde o primeiro santo brasileiro realizou um milagre. A cidade de Jaú também é famosa por oferecer para os seus visitantes bons hotéis e pousadas confortáveis, por um preço justo e com melhor custo benefício.
Se você está planejando adquirir uma passagem e viajar para essa cidade sossegada e misteriosa, não pode deixar de inserir na sua rota uma visita ao Museu Municipal de Jaú, o Lago do Silvério e a Fazenda Mandaguahy - que oferece degustação de produtos artesanais como geléias e queijos. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão ainda o La Tavernetta, o Quintal da Leli e o Scooters Steakhouse & Bar. E aí, pronto para embarcar no primeiro ônibus rumo a Jaú?