A cidade de Luís Eduardo Magalhães está situada no interior da Bahia, a 947 quilômetros a oeste da capital Salvador, e tem sua história marcada pelo crescimento do agronegócio. Com pouco mais de 20 anos de idade, sua área territorial representa quase 10% do estado baiano. Esse e outros motivos impulsionaram a economia da cidade por meio do agronegócio, que trouxe pessoas de todos os lugares do país e que fez com que a população saltasse de 18 para 85 mil habitantes.
Até o ano 2000, o município era um povoado, chamado de Mimoso do Oeste. Luís Eduardo Magalhães recebeu este nome em homenagem ao político baiano, que presidiu o Congresso Nacional e morreu em 1998.
Atualmente, a cidade é responsável por cerca de 60% da produção de grãos no estado e sua renda per capita é uma das maiores do país. A expansão da produção de soja e de algodão incentivou a vinda de indústrias, lojas e grandes revendedoras para a cidade. O parque industrial de Luís Eduardo Magalhães conta com empresas líderes em seus segmentos, inclusive com mais de 20 multinacionais.
O município hoje é a principal referência da região de Matopiba, nome dado à nova fronteira agrícola criada e que fica na divisa dos estados de Maranhão, Tocantins, Bahia e Piauí. A cidade inclusive sedia o Bahia Farm Show, considerada a maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil. Segundo a organização do evento, na edição de 2019, a feira atingiu o valor de R$ 1,910 bilhão em volume de negócios. Com essa marca, a Bahia Farm Show assumiu a segunda posição de vendas por visitantes no Brasil em eventos de agronegócio.
Leia mais