Balneário Piçarras (originalmente Piçarras) é um destino do litoral de Santa Catarina. A cidade, com cerca de 23 mil habitantes, está localizada às margens da BR-101, cerca de 110 quilômetros de distância da capital Florianópolis. Piçarras tem uma beleza única, um cenário formado pela combinação harmoniosa da Mata Atlântica com o mar e o rio que corta a cidade (Rio Piçarras).
O Balneário de Piçarras é ainda um destino pouco explorado em Santa Catarina. Isso se deve, principalmente, pela sua história. Há mais de uma década, o mar invadiu a beira mar da cidade, destruindo boa parte da calçada e deixando apenas uma pequena faixa de areia disponível para os visitantes. Depois de muito esforço, muito mesmo, a cidade recebeu toneladas de areia para torná-la convidativa mais uma vez para os turistas que por lá passam.
Também considerada a "Capital Brasileira do Jet Ski", Piçarras tem belas praias para você que está planejando viajar para lá. A Praia das Palmeiras é uma das mais afastadas do centro de Piçarras, mas se você gosta de esportes náuticos como surf e windsurf é o destino ideal. Outro point para a prática de surf é a Praia de Ponta do Jacques, que está quase que na divisa com a cidade de Barra Velha.
Outros cartões-postais do Balneário de Piçarras são suas ilhas. As Ilhas Itacolomi são perfeitas para passar um dia, sem pressa, para aproveitar a tranquilidade e águas claras do local. Há uma lenda por trás dessas ilhas: a história é sobre uma índia e um náufrago que desapareceram no mar em meio a uma tempestade. Os nativos dizem que as ilhas estão de mãos dadas, passando a mensagem de que nenhuma tempestade pode separar um grande amor. Vale a pena sua visita!
Ah, Balneário de Piçarras também é sede do maior museu oceanográfico da América Latina, o Museu Oceanográfico Univali (MOVI). O local possui cerca de mil metros quadrados, com um rico acervo sobre a história natural do Brasil. O objetivo do museu é divulgar e expor os aspectos do nosso patrimônio marinho para a educação e conscientização dos visitantes. Muito legal, né?
Leia mais