Mistura de cultura e belezas naturais, Paraty – RJ está no litoral sul carioca e traz praias de águas cristalinas, centros históricos e gastronomia caiçara.
Localizada no estado do Rio de Janeiro, Paraty é uma cidade extremamente encantadora. Situada no litoral sul do Estado, parte do seu território é considerado patrimônio histórico brasileiro. Fundada em 1667 nos entornos da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a região possui uma cultura local que ainda preserva seus centros históricos e que, em seus anos iniciais, servia como uma passagem de Minas Gerais para transporte de ouro e outras preciosidades.
Paraty é o lugar ideal para quem gosta de boas fotografias em paisagens dignas de cartões-postais, principalmente pela enorme variedade de praias que você pode visitar tanto na cidade quanto nos arredores - mais de 60 para você escolher. Opções de praias com águas cristalinas que possibilitam o nado com peixinhos e se tiver sorte, até ver de perto golfinhos e tartarugas, como a Praia Vermelha, Ilha Comprida, Lagoa Azul, Ilha do Algodão, Paraty Mirim e Praia do Engenho.
A região proporciona também uma estrutura completa para quaisquer que seja a ocasião. Uma das experiências mais fascinantes que Paraty oferece são os passeios de escuna: única opção para se acessar as ilhas e praias da região. Outra opção é fazer um passeio terrestre de 4x4 e fazer uma trilha pelo Parque Nacional da Bocaina ou conhecer as famosas cachoeiras da Pedra Branca e Tobogã.
Não se pode passar por Paraty sem passear pelo seu centro histórico, que é um Patrimônio da Humanidade: é um trajeto a pé pela cidade onde cada rua tem uma história para contar. O passeio vale a pena e os registros das belas arquiteturas coloniais, ruas de pedra e de casas coloridas são indispensáveis - são as paisagens mais fotografadas do paraíso carioca. Conhecer o comércio local é essencial, vale a pena dar um pulinho no Empório da Cachaça e conhecer a produção local e de outras marcas brasileiras. De artesanato a restaurantes, a cidade se mantém encantadora mesmo após o pôr-do-sol.
A gastronomia caiçara é um dos destaques do destino e conta com um cardápio bastante amplo. Não se pode dizer que visitou sem provar o “viveiro de peixes”, prato típico da cidade, o destaque vai para o Restaurante Banana da Terra. E aí, preparado para fazer as malas?
Leia mais