A cidade de Timbó, que fica a 110 quilômetros da capital Florianópolis, conta com cerca de 44 mil habitantes. Localizada no Vale do Itajaí, Timbó foi fundada em 12 de outubro de 1869 pelo imigrante alemão Frederico Donner. Para além de seu fundador, muitos alemães imigraram para o município, fazendo com que Timbó tenha fortes vínculos da colonização alemã até dias atuais.
Timbó é conhecida por suas belezas naturais e qualidade de vida, tendo sido classificada pela ONU como a 10ª melhor cidade do país para morar. Legal, né? Além disso, o município ocupa um papel econômico importante com o posto de 14º em arrecadação no estado de Santa Catarina. Ah, e Timbó tem o índice de analfabetismo de apenas 1,9%, colocando-a como a 3ª cidade em qualidade de ensino no estado.
Todos esses reconhecimentos deram a Timbó o apelido de "Pérola do Vale". A cidade é realmente um ótimo lugar para se morar, com ruas bastante tranquilas e arborizadas. A violência é quase inexistente no município, o que atrai famílias de todas as partes do Sul do país para lá se estabelecerem.
A economia se baseou inicialmente na agricultura, mas atualmente passou a se apoiar também na indústria. Com a ajuda dos imigrantes, o Vale do Itajaí transformou-se na região de maior produção industrial do Estado e a segunda de maior produção agrícola. Ou seja, agricultura e indústria caminham juntos no desenvolvimento de Timbó.
Se você estiver com viagem marcada para Timbó anote aí algumas dicas de passeios imperdíveis. O primeiro deles é o Parque Ecológico Freymund Germer, também conhecido como Morro Azul. É o ponto mais alto de Timbó, de onde é possível avistar inclusive a cidade vizinha, Pomerode. No local, há opções de voo livre, estrutura para camping e uma vista de tirar o fôlego, afinal são 758 metros de altitude. O caminho para lá é uma atração à parte, com casas antigas típicas e centenárias. Uma viagem no tempo!
Os museus também são atrativos em Timbó. O Museu da Música abriga objetivos de cinco séculos, com uma coleção de mais de 1000 peças, entre elas partituras, desenhos técnicos, livros, acessórios e, claro, instrumentos musicais. Já no Museu do Imigrante você tem a oportunidade de vivenciar a memória da região, preservada em documentos e exposições, que ilustram a história e identidade dos ancestrais da cidade.
Se você gosta de natureza também vai se divertir na Represa do Rio Benedito. Construída em 1880 por imigrantes alemães, a represa fica no Complexo Turístico da Thapyoka. Há um moinho que deixa a paisagem ainda mais bucólica e uma ponte para visualizar o rio e a represa. Imperdível! Partiu para Timbó?
Leia mais