O município de Parapuã, situado no interior do estado de São Paulo, está estrategicamente no encontro entre as rodovias Comandante João Ribeiro de Barros e Assis Chateaubriand, que interligam as principais cidades do interior paulista. Cidade pacata e com características interioranas, Parapuã conta com pouco mais de 11 mil habitantes
Fundada em 1944 pelo colonizador Luiz de Souza Leão, Parapuã significa em tupi entre rios, uma referência ao Rio do Peixe e Rio Aguapei, que circundam a cidade. Na década de 1970, o município chegou a ter mais de 12 milhões de plantações de café, o que garantiu durante um tempo o título de "Capital do Café". Em 1975, uma forte geada atingiu Parapuã e arrasou grande parte das lavouras, deixando agricultores desanimados, fazendo com que muitos desistissem da cafeicultura. Alguns agricultores passaram então a investir na cana-de-açúcar.
Atualmente, a economia de Parapuã é basicamente agropecuária, com destaque ainda em café e gado. A cana-de-açúcar também é responsável por muitos empregos na cidade, tendo inclusive uma importante usina de álcool. Recentemente, microempresas também se instalaram na cidade, dando estímulos à economia local, com melhorias significativas na infraestrutura de Parapuã.
Se você estiver de viagem marcada para a cidade, não deixe de conhecer os dois principais atrativos turísticos da cidade: a Igreja Matriz e a Praça da Cidade. Parapuã é ideal para quem busca ares interioranos, tranquilidade, descanso em família e onde o tempo passa mais devagarzinho.
Leia mais