A cidade de Uruguaiana está localizada nas margens do rio que separa o Brasil da Argentina, mas que, curiosamente, chama-se Uruguai. O município está na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com a cidade argentina de Peso de los Libres. Distante a 643 km da capital Porto Alegre, Uruguaiana fica a 70 quilômetros de distância de Barra do Quaraí, a cidade brasileira mais próxima, enquanto que 10 minutos de carro da cidade argentina de Paso de los Libres. Ou seja, os moradores da cidade acabam se movimentando mais pelo país vizinho do que nas cidades brasileiras do entorno.
Uruguaiana foi fundada em 1846, quando desvinculou-se do município de Alegrete, ao qual pertencia anteriormente. É uma cidade que surgiu na Revolução Farroupilha e, também por conta disso, teve grande relevância no comércio por ficar em uma tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Uruguai, tornando-se um porto estratégico para a chegada de produtos vindos da Europa.
Uma curiosidade interessante sobre Uruguaiana é que ela foi uma das primeiras cidades do Brasil a libertar seus escravos. Em 31 de dezembro de 1884, antecipando-se à Lei Áurea, efetuou a abolição da escravidão em seu território municipal.
Atualmente, a cidade conta com uma população estimada em 130 mil habitantes e é reconhecida como a "Capital da Fronteira Oeste". Uruguaiana tem grande importância estratégica comercial, sendo sede do maior porto seco da América do Sul, com um movimento enorme de cargas internacionais. Para se ter uma ideia, em 2006, por ali passaram cerca de US$ 6,5 bilhões entre exportações e importações.
A cidade de Uruguaiana também ostenta o título de maior produtor de arroz da América Latina. São 80 mil hectares de arroz, espalhados por todo o território da cidade. Além do grão, a cidade também se destaca pela produção de gado no estado do Paraná.
Se estiver visitando a cidade aproveite para conhecer o Museu do Rio Uruguai, que conta detalhadamente a importância econômica do rio para a cidade. O local funciona em um casarão histórico do século 20.
Leia mais