A cidade de Feira de Santana, situada no interior da Bahia, a 108 quilômetros da capital Salvador, é conhecida também como a "Princesa do Sertão", apelido dado pelo escritor Ruy Barbosa. Com uma população estimada em mais de 620 mil habitantes, é a segunda cidade mais populosa da Bahia.
Feira é uma cidade de migrantes, graças ao forte fluxo migratório de moradores, majoritariamente, de outras cidades do interior da Bahia e estados do Nordeste para lá. Isso é resultado da posição privilegiada de Feira de Santana e de sua economia fortalecida, que gera centenas de empregos para o município. É sede de grandes empresas como Brasfrut, a Le Biscuit, Paradise Indústria Aeronáutica, Empresa de transportes Santana, entre outras.
Como uma cidade baiana que se preze, Feira de Santana gosta de uma folia carnavalesca, só que ganhou fama pra valer pelo seu carnaval fora de época. Em 1937, a festa não aconteceu tradicionalmente em fevereiro graças às chuvas fortes que abalaram a cidade naquele período do ano. Foi então que um grupo de feirantes inconformados pela não realização do carnaval resolveu criar a Micareta de Feira, que passou a ser o maior carnaval fora de época do país.
Desde então, a Micareta da Feira de Santana não pára de crescer e atualmente reúne mais de um milhão de foliões, lotando as ruas e hotéis de Feira de Santana durante quatro dias no mês de abril, embalada por blocos e trios elétricos, em sua maioria, de Salvador. Já anota a dica para planejar sua viagem de ônibus para lá.
Mas não é só de folia que vive o município não. Se você gosta de um bom museu vai adorar o Museu Regional de Arte de Feira de Santana, que fica instalado em um casarão de 1916 e além das obras fixas, possui um espaço para exposições que é alterado periodicamente. O local abriga obras de artistas modernistas como Vicente do Rêgo Monteiro e Di Cavalcanti, e contemporâneos, como Tomie Ohtake. Há também uma coleção belíssima assinada por pintores ingleses das décadas de 1950 e 1960.