A cidade de Salvador, capital do Estado baiano, conta com mais de 2 milhões de habitantes e é uma das mais antigas da América, palco do início da história do Brasil, conhecida como São Salvador da Bahia de Todos os Santos. O município, que foi fundado no ano de 1549 e foi a primeira capital brasileira, é o mais populoso do Nordeste e o terceiro maior do Brasil. Salvador foi, desde a sua fundação, fortemente influenciada pela cultura africana, o que a torna o centro da cultura afro-brasileira. Além do mais, a cidade é reconhecida internacionalmente pela sua gastronomia, música, arquitetura e claro, palco do maior Carnaval do mundo.
A economia da cidade portuária é movida pelo turismo. Afinal, é um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil e recebe, anualmente, milhares de viajantes de outras capitais e cidades do país e do mundo. Os habitantes da cidade são chamados, curiosamente, de soteropolitanos. Outro fato curioso sobre o município é que ele foi o local escolhido para a construção da primeira escola de medicina do país.
Conhecida como a ‘Capital da Diversão e da Alegria” por suas exuberantes comemorações carnavalescas, que duram o mês todo, Salvador exala arte e música popular em meio à arquitetura que se manteve intacta desde o século XVII, sendo declarada como Patrimônio Mundial pela Unesco. Palco de um dos maiores carnavais de rua do mundo, segundo o Guinness Book, Salvador também recebeu o título de “Cidade da Música”.
A música, aliás, chama a atenção por suas influências africanas e a cidade é conhecida como o berço do axé - estilo musical característico do Nordeste. A maior escola de tambores afro-brasileiro, mais conhecido como Olodum, também se consagrou na cidade de Salvador e hoje é uma das maiores representações culturais do país. A cidade também foi palco de umas primeiras escolas de capoeira, representação cultural que data da época dos escravos africanos no país e é muito comum encontrar pela cidade grupos de capoeiristas, com suas manobras e músicas embaladas pelo famoso berimbau.
Se você está planejando visitar a cidade, pode enriquecer o seu roteiro turístico com visitas à Ilha dos Frades, ao Mercado Modelo - um dos principais cartões-postais da cidade -, o Elevador Lacerda - o primeiro do Brasil -, o famoso Pelourinho - parada obrigatória do Centro Histórico e Patrimônio Histórico da Humanidade -, a Casa do Rio Vermelho, o Museu de Arte Moderna da Bahia - com mais de 2000 obras de famosos pintores brasileiros -, o Parque da Cidade - local de preservação da Mata Atlântica -, e a Igreja do Senhor do Bonfim, onde os turista amarram suas fitinhas e fazem seus pedidos.
Nem só de monumentos históricos vive a cidade, Salvador também oferece inúmeras praias, que somam mais de 50km de extensão e são abraçadas pela Baía de Todos os Santos. Dentre as preferidas pelos turistas estão a do Flamengo, Ondina, Itapuã, a Praia do Forte e a Praia Farol da Barra. Reservar um dia para fazer um passeio de escuna pela Baía também é uma dica de ouro.
Ah, e você também não pode deixar de provar as deliciosas comidas típicas da região como, por exemplo, o acarajé, prato mais tradicional da cidade, é comum você encontrar as famosas baianas com suas barracas no Rio Vermelho ou então provar o Acarajé de Cira, eleito por várias vezes o melhor de Salvador. Outras comidas típicas e indispensáveis são a moqueca baiana, o doce de mamão verde, o vatapá e o bobó de camarão; vale a pena visitar os restaurantes Bogary, Confraria das Ostras e Dona Mariquita. E se quiser se refrescar do calor da cidade, a Ribeira possui as sorveterias mais tradicionais de Salvador. Sorria, você está na Bahia!