A cidade ou Ilha de Vitória é uma das três capitais do Brasil cujo centro administrativo e grande parte do município estão localizados em uma ilha. A cidade conta com mais de 2 milhões de habitantes, é cercada pela Baía de Vitória, possui o 5º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e já foi considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
A cidade foi disputada por três grandes grupos indígenas até o século 19 e durante o processo de colonização, foi preciso ser transferida para a Ilha de Santo Antônio, devido aos inúmeros ataques que sofria. Mas não se preocupe, atualmente a cidade é bem moderna e totalmente receptiva aos turistas (sem desavenças entre tribos, por favor), o que fica evidente pelos mais de 220 pontos de wi-fi grátis espalhados por toda a cidade.
Existem duas versões sobre a origem do nome da cidade. A primeira diz que teria surgido em razão da vitória de Vasco Fernandes numa luta contra os índios que habitavam a região e a segunda história diz que Vitória teria sido assim batizada pelos jesuítas bascos que, ao chegarem ao local, quiseram homenagear Nossa Senhora da Vitória. Não sabemos qual das histórias é a verdadeira, mas podemos dizer sem sombra de dúvidas que Vitória é uma capital com ares de interior litorâneo!
A capital capixaba tem inúmeros atrativos, como edifícios antigos, belas praias e muitas delícias gastronômicas. Dentre as iguarias que você não pode deixar de experimentar estão a moqueca capixaba, a torta capixaba e o peroá frito. Aproveite também para visitar o centro histórico da cidade, com destaque para o Palácio Anchieta. Outro passeio imperdível é o Santuário de Nossa Senhora da Penha no alto do morro em Vila Velha, que traz uma vista imperdível da cidade.