A cidade de Formiga, localizada no interior de Minas Gerais, conta com mais de 60 mil habitantes e pertence à Região Sudeste do estado. O município, que também faz parte das Regiões Geográficas Intermediária de Divinópolis e Imediata de Formiga, foi fundado no ano de 1839 e é banhado pelo lago de Furnas e pelos rios Formiga, Mata Cavalo, Pouso Alegre, Lambari e Santana. Formiga foi, inclusive, pioneira, em toda a América do Sul, na utilização dos aparelhos de Raio X como método de diagnóstico, no ano de 1895.
Dona de muitos rios e lagoas e repleta de belas paisagens, Formiga é um destino turístico popular no Brasil, principalmente, em época de carnaval. Dentre as várias opções de lazer disponíveis na cidade estão o Cristo Redentor, localizado no Morro da Loreta, a Igreja Matriz São Vicente Ferrer, o Museu Municipal, o Parque Municipal Dr. Leopoldo Correia e o Horto Florestal. Formiga conta ainda com inúmeras opções de hospedagem e que oferecem aos turistas, economia e custo-benefício.
Embora não haja uma referência original sobre o nome da cidade, segundo o que conta a tradição popular, o nome de “Formiga” surgiu graças ao rio que leva o mesmo nome e que corta o município. A história diz que um grupo de tropeiros resolveu passar a noite à beira do rio e teve o seu carregamento de açúcar atacado por um bando de formigas. Assim, eles teriam batizado o rio com este nome e, mais tarde, a cidade acabou herdando-o.
Se você está planejando passar as suas próximas férias na cidade mineira de Formiga, não pode deixar de incluir no roteiro a Praça da Bomba, o Terminal Rodoviário, o Lago de Furnas, o Centro de Artesanato e as dezenas de cachoeiras e lagoas. Quem viaja para Formiga, também não pode ir embora sem experimentar as delícias da culinária mineira. E aí, está esperando o que para fazer as malas?