A cidade de Leopoldina, localizada em Minas Gerais, conta com mais de 50 mil habitantes e pertence à Zona da Mata Mineira, na região sudeste da capital do estado. O município, que é formado pela sede e pelos distritos de Abaíba, Piacatuba, Providência, Ribeiro Junqueira e Tebas, foi fundado no ano de 1854 e possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano. Leopoldina, outrora conhecida pela sua produção cafeeira, hoje tem a sua economia influenciada, principalmente, pela pecuária leiteira, cultivo de arroz e prestação de serviços.
Cercada por belas montanhas e dona de uma natureza estonteante, Leopoldina é também um destino turístico popular no Brasil. O município, que é famoso pela realização da Exposição Agropecuária e Industrial, pela Feira da Paz e o tradicional Festival de Viola e Gastronomia, também é uma excelente opção de destino para quem busca conforto e sossego. Dentre as várias opções de lazer disponíveis na cidade estão a Catedral de São Sebastião, o Museu Espaço dos Anjos, o Museu da Eletricidade e o Morro do Cruzeiro.
A cidade recebeu o nome de “Leopoldina” em homenagem à princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon, filha do Imperador D. Pedro II. O clima de Leopoldina é tropical e, portanto, o clima ideal para ser visitada durante todo o ano. Leopoldina é também um importante polo educacional e sedia o Centro Federal de Ensino Tecnológico (CEFET), as Faculdades Unificadas Doctum e a Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC).
Caso esteja pensando em passar as suas próximas férias na cidade mineira, não pode deixar de incluir no roteiro a Cachoeira Poeira D’Água, a Casa de Leitura Lya Botelho, o Parque Aquático Acqua Fresh e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Quem viaja para Leopoldina, também não pode ir embora sem experimentar as delícias da gastronomia local: o feijão tropeiro, o tutu à mineira, o leitão a pururuca, o frango com quiabo e o delicioso doce de leite. E aí, está esperando o que para pegar o próximo ônibus rumo à Leopoldina?