Localizada no estado do Mato Grosso do Sul, a cidade de Dourados foi fundada em 1935, mas a sua origem remonta desde o fim da Guerra do Paraguai, momento em que os nativos desbravaram a região e criaram um vilarejo que deu origem à cidade. De uma região simples se tornou a capital econômica do estado sul-matogrossense, cujo principal gerador de economia é a agricultura arvense. Vale ressaltar que o comércio da região atende não só todas as cidades do Mato Grosso do Sul, como também parte do território paraguaio. Uma curiosidade bem legal é que pelo menos 30% da população de Dourados possua algum parentesco com famílias do Paraguai. A região teve um processo de miscigenação bem interessante, pois desde a sua formação recebeu migrantes de outros lugares do Sul e Sudeste e também teve uma herança imigrante, como a dos japoneses.
Dourados também é um polo universitário no Mato Grosso do Sul e possui unidades de grandes instituições de Ensino Superior, como Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).
Se você está pensando no que fazer na sua viagem para Dourados, alternativas não vão te faltar. A região conta com diversos parques e áreas verdes, propícias para atividades de lazer ao ar livre. Entre eles, os mais procurados são o Parque Antenor Martins; além de belo e tranquilo, é a escolha ideal para um passeio em família e o Parque dos Ipês, o mais tradicional da cidade. Aliás, são nas áreas verdes da cidade que a população se reúne para tomar a bebida tradicional de Dourados, o tereré - uma infusão de erva-mate com água gelada
Dourados também conta com três museus excelentes: o Museu da Biodiversidade, o Museu Histórico de Dourados e o Museu da Colônia Agrícola de Dourados. E para quem gosta de turismo religioso, vale a pena visitar a Catedral Imaculada Conceição e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que está localizado na região da Vila São Pedro, que possui diversas lojas de artesanato local. Além dos pontos turísticos, a cidade também se destaca na gastronomia. Você não pode deixar de conhecer os restaurantes típicos da região, como o Barão Botequim, o Kanoa Restaurante, o Sabor Goiano e o Kikão Restaurante. Com tantas coisas legais, nós não sabemos nem por onde começar né? Mas que tal já reservar a próxima passagem para Dourados?