A cidade de Guarapuava, localizada no estado do Paraná, foi fundada no ano de 1818 por um pequeno povoado indígena, conta com mais de 100 mil habitantes e é considerada um importante pólo regional de desenvolvimento. A cidade, que faz parte de um entroncamento rodoferroviário denominado como corredor do Mercosul, entre os municípios de Foz do Iguaçu e Curitiba, é um dos municípios mais frios do estado, inclusive, com ocasionais registros de neve. Isso se deve, principalmente, ao fato de Guarapuava estar localizada no alto do Terceiro Planalto Paranaense.
Repleta de belas áreas verdes e dona de uma natureza rica e estonteante, Guarapuava conta com diversos pontos turísticos interessantes como, por exemplo, o Museu Histórico Entre Rios, o Parque Municipal das Araucárias, o Shopping Cidade dos Lagos, o Santuário Mariano de Schoenstatt e a Catedral Nossa Senhora de Belém. O município também oferece boas condições de qualidade de vida para os seus habitantes e é o destino ideal para quem busca sossego e descanso em família. O nome da cidade tem origem indígena e significa “lobo arisco”.
A economia de Guarapuava é influenciada, principalmente, pela agroindústria e pala agropecuária. Dentre os seus principais ativos estão as indústrias madeireiras, de celulose e as empresas químicas, dos ramos de bebidas e de produtos alimentícios. Guarapuava é também uma cidade rica em cultura. A cidade ficou conhecida, no passado, por realizar o evento Cavalhadas de Guarapuava e embora o evento não aconteça mais, o folclore das Cavalhadas manteve-se vivo na cidade.
E se você está planejando a sua viagem para Guarapuava, não pode deixar de inserir a Cervejaria Jordana Bier, o Museu de Ciências Naturais, o Museu Municipal Visconde de Guarapuava e a Cascata Rio das Pedras, no seu roteiro. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Petit Bistrot, a Choperia e Petiscaria Donau Bier, a Cachaçaria Água Doce e Van Gogh Gastronomia. E aí, já fez as suas malas?