A cidade de Mangaratiba, situada a 85 km da capital Rio de Janeiro, foi fundada em 1700. A pequena enseada de Mangaratiba é um destino conhecido pelos seus atrativos turísticos, e sua economia está sustentada atualmente na construção civil, exportação de minérios e, claro, nas atividades ligadas ao turismo.
"Mangá", como é carinhosamente chamada, foi uma cidade muito importante no Brasil do século XIX. Era onde ficava um dos mais movimentados portos por onde escoavam a produção de café e também onde ocorria tráfico de escravos. O Brasil colonial ainda se faz presente em Mangaratiba, em prédios históricos, construções abandonadas, que recontam a história de quem somos.
Com a Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1914, o progresso começa a despontar na cidade. Algumas décadas depois, a cidade deu um salto considerável na economia graças à construção da rodovia Rio-Santos (BR-101). Assim, Mangaratiba iniciou uma nova era com o avanço do turismo, impulsionada pelos seus diversos atrativos naturais.
Mangaratiba é a porta de entrada da Costa Verde, na privilegiada região da Baía de Sepetiba. Na cidade, há ilhas paradisíacas, praias com águas cristalinas, cachoeiras e muitos outros atrativos naturais. Ah, além disso, "Mangá" é um dos principais acessos à paradisíaca Ilha Grande, por meio do cais do centro de Mangaratiba e de Conceição de Jacareí.
A cidade divide-se em 6 distritos, cada um com suas belezas, infraestrutura e patrimônios históricos. O principal distrito leva o nome da cidade, Mangaratiba, e é onde fica a sede administrativa do município. O centro histórico preserva prédios do Brasil Colônia, um autêntico roteiro pela história do país. Há marcos naturais, casarões e muitas praias para se divertir. É neste distrito que estão as localidades do Sahy, Ibicuí, Apara, Praia Brava e outros destinos famosos da região.
Na região conhecida como Praia do Saco é onde estão as Ruínas do Povoado do Saco de Mangaratiba, onde foi o antigo povoado da cidade e porto de escoamento do café oriundo de São João Marcos e Baixo Paraíba. As ruínas do antigo assentamento são o portão de entrada da Estrada Imperial, que foi a primeira estrada de rodagem do país. Quem estiver passando pela cidade também pode conhecer a região do Vale do Saí (Sahy) para conhecer as Ruínas do Saí, onde estudiosos acreditam que ficava um dos portos de chegada de escravos, que abasteciam todo o estado do Rio de Janeiro.