Situada no interior do estado do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis foi fundada por iniciativa do imperador D. Pedro II, no ano de 1843 e leva em seu nome a homenagem e os privilégios de ter sido um dos lugares que o monarca gostava de visitar para repousar. A cidade está localizada na região serrana do Rio de Janeiro e hoje é um dos destinos de inverno mais procurados no Brasil, conhecida como Cidade Imperial. O nome da cidade é uma junção de “Petrus”, que significa Pedra e de “Polis”, cidade em grego. Dona de uma beleza digna de nobres, a cidade conta com uma arquitetura colonial, misturada com uma paisagem montanhosa e cheia de belezas naturais e áreas verdes. A região, que já foi habitada por índios nativos, se tornou um dos maiores centros turísticos cariocas e mistura belas construções e paisagens naturais, ideal para relaxar ou para curtir uma viagem romântica.
A cidade recebe turistas todos os anos para a Bauernfest ou Festa do Colono Alemão, que celebra as tradições alemãs da cidade com muita dança, gastronomia e concursos de chopp. Além disso, o Festival de Inverno de Petrópolis - RJ também é famoso pelos seus shows, apresentações teatrais e eventos culturais.
Pensando quais opções turísticas colocar no seu roteiro de viagem para Petrópolis? Anota aí: se você for o viajante que curte aventuras, trilhas e belas paisagens, vale a pena visitar a Cachoeira Poço Negro, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Crémerie ou fazer uma trilha pela Serra de Araras e ver de perto o Pico da Maria Comprida. São passeios que proporcionam um contato de pura natureza.
Além das belas paisagens, a cidade surpreende por suas construções e arquitetura colonial no Centro Histórico. Dentre as diversas opções que Petrópolis oferece, não pode deixar de fora uma visita ao Museu Imperial - antigo Palácio de Verão de D. Pedro II -, o Palácio Quitandinha - construído no estilo rococó hollywoodiano, - a Cervejaria Bohemia - primeira cervejaria do país e a Catedral São Pedro de Alcântara. Vale a pena colocar também uma visita ao Palácio de Cristal e o Museu Casa Santos Dumont, que mostra o lugar onde o inventor brasileiro residiu em Petrópolis - RJ.
Se pretende passar uns dias em Petrópolis, não deixe de conhecer a gastronomia petropolitana, que possui forte influência da cultura alemã Se está procurando o que comer em Petrópolis, recomendamos a deliciosa carne a la carte, os vinhos comercializados nas casas de vinho locais e as cervejas artesanais. Vale a pena experimentar os pratos do Arteus, o Churros do Alemão, Duas Torres Taverna Medieval, o Brewgarden, a Petiscaria Imperial e o Perugino Gastronomia. Com uma mistura de centro histórico, cachoeiras, uma arquitetura imperial e uma cultura local muito rica, Petrópolis é o destino ideal para boas férias. Partiu pegar o próximo ônibus para Petrópolis?