A cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, conta com mais de 800 mil habitantes e é a 6ª maior capital do Brasil em densidade populacional. O município foi fundado no ano de 1599 e é um destino turístico bastante popular, com as suas paisagens deslumbrantes, belas produções artesanais e hotéis e pousadas de excelente qualidade.
Uma curiosidade fofa sobre a cidade é o significado do nome potiguar, termo usado para se referir à cidade e seus habitantes. A origem do nome partiu de uma tribo índigena tupi e significa “comedor de camarão”. Assim, por haver grandes quantidades de camarão na região, bem como pelos moradores adorarem tanto a iguaria, continuaram a ser chamados pelo mesmo nome. Aliás, a cidade ganhou o apelido de Cidade do Sol ou Noiva do Sol, por ter o privilégio de ter dias ensolarados praticamente o ano inteiro.
O município tem um forte apelo cultural e é bastante conhecido pelas suas festas, em especial a Festa de Santos Reis, o Carnaval e a ForroFolia, realizados todos os anos. A capital potiguar conta até mesmo com um evento próprio, o Carnatal, realizado antes das festas tradicionais de fim de ano.
Natal é uma das cidades mais belas do Estado e chama a atenção no país todo. A cidade atrai turistas por suas belas praias e dunas de areias - motivo pelo qual a cidade ficou conhecida como a Capital Mundial do Buggy. Quem vai até a cidade é logo recepcionado pelo Morro do Careca - principal cartão-postal da região central da cidade, aos pés da tradicional Praia de Ponta Negra. A Praia do Forte também é uma boa opção para a família, com suas piscinas naturais. Localizada na região sul, a Praia da Pipa é o destino mais procurado para quem vai até Natal, com paisagens de tirar o fôlego. As belas praias de Tabatinga e a Praia do Amor também são indispensáveis. Vale também o passeio à Baía dos Golfinhos e fazer um passeio de barco para ter a sorte de encontrar golfinhos pelo caminho. E se quiser aproveitar as belezas naturais e tomar um banho de água doce, vale o passeio para a Lagoa de Pitangui e a Lagoa de Arituba.
A cidade já foi parar até no Guinness Book, por possuir o maior cajueiro do mundo, localizado na Praia de Pirangi. Outro ponto turístico da cidade é o Parque das Dunas, área verde com mais de mil hectares de Mata Atlântica, ideal para caminhadas no fim de tarde. E para quem gosta de conhecer a cultura local, o Centro de Turismo abriga diversas lojas de artesanato e promove o famoso Forró com Turista, para que os visitantes não saiam da cidade sem arrastar a chinela ao som do estilo musical mais famoso do Nordeste.
Se você está planejando visitar Natal, não pode deixar de inserir no roteiro um mergulho nos Parrachos de Maracajaú, um passeio de buggy pelas Dunas de Genipabu e fazer um passeio de catamarã. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Curió - Pra Cumê e Beber, o Praia Beach Lounge, o Páprika Restaurante e a Pizzaria Siciliana. Ah, não deixe de experimentar os pratos típicos da região: a Paçoca de carne de sol, o Baião de dois, a caranguejada e o Bobó de camarão!