A cidade de Florianópolis, conhecida como Floripa pelos mais “chegados” ou Ilha da Magia pelos turistas, conta com mais de 1 milhão de habitantes e é famosa por oferecer uma elevada qualidade de vida aos seus habitantes. A cidade já recebeu a melhor colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela Organização das Nações Unidas. A cidade também foi considerada, como uma das mais criativas pela UNESCO, em 2014.
A economia de Florianópolis é fortemente influenciada pela tecnologia e pelo turismo, uma vez que conta com mais de 100 praias registradas e é um verdadeiro centro de atividade de navegação. Floripa possui um clima inerente ao litoral sul-brasileiro, por sofrer muita influência dos ventos.
As praias de Florianópolis são divididas entre Norte, Sul e Leste da Ilha. As praias do Norte são mais calminhas e são ideais para aproveitar em família com a criançada, como a Praia do Forte, a Lagoinha e a Praia dos Ingleses. As praias do Sul da Ilha são mais rústicas, sem muitos quiosques, ideal para quem curte uma praia menos agitada, como a Praia da Armação e a Ilha do Campeche. Já as praias do Leste são mais bravas e com mais ondas, point preferido dos surfistas, como a Praia Mole e a Praia da Joaquina, famosa por suas dunas.
Ao visitar Florianópolis, você verá que muitas praias são cercadas de vegetação nativa e poucos empreendimentos, como a Praia do Matadeiro e a Praia da Daniela, por exemplo. Parte desse cuidado com a natureza tem uma explicação: Florianópolis conta com nove unidades de conservação que garantem acesso à água potável, equilíbrio dos ecossistemas e desenvolvimento econômico devido ao ecoturismo. Legal, né?
Em resumo, Floripa tem tudo o que o turista quer: uma boa dose de vida noturna, lugares lindos e boa comida. Praias boas não faltam na Ilha e algumas bem conhecidas, como Jurerê e Campeche, que aliam belezas naturais com muita badalação. Cada vez mais procurada pelos turistas brasileiros, Floripa se tornou um grande point com baladas famosas.
Mas nem tudo é só badalação na cidade, tem opções de lazer para todos os gostos. Conheça o Centro Histórico da cidade, que abriga o Mercado Público - com os melhores restaurantes da cidade - , a Casa da Alfândega - com o maior mercado de artesanato da Ilha - e os Vilarejos Açorianos, que são patrimônio histórico da Ilha. Você também pode fazer um passeio de barco pela Costa da Lagoa, visitar o Projeto Tamar com as crianças ou se arriscar em uma das mais de 20 trilhas da cidade.
Se for à cidade, não deixe de visitar o Lago da Conceição e se arriscar na prática de windsurf ou fazer um belo passeio de barco. Caminhar pela Avenida Beira Mar Norte e observar a paisagem da Orla também é uma ótima opção de passeio e você pode aproveitar alguns dos melhores restaurantes da região, como Didge Steak House, Boteco da Ilha, Restaurante O Timoneiro e Max Gelateria.