A cidade de Águas de Prata, situada nos pés da Serra da Mantiqueira e a 238 km da capital São Paulo, foi fundada em 1935. O município é também conhecido como "A Rainha das Águas" e não é para menos, já que possui uma qualidade ímpar em suas águas minerais, sendo radioativas, alcalinas e bicarbonatadas, com 11 fontes. Sem falar na abundância de quedas de água doce e cristalina, com um total de 58 cachoeiras catalogadas.
Vizinha da também turística, Poços de Caldas (MG), Águas de Prata é uma das estâncias hidrominerais do Estado de São Paulo, por isso nossa dica é não passar por lá sem colocar no seu roteiro pelo menos uma das fontes mais conhecidas da cidade: Fonte do Padre, Fonte Vilela e a Fonte Vitória, que segundo estudos possuem propriedades curativas, além de garantirem momentos bem refrescantes.
Entre as cachoeiras de Águas de Pratas não deixe de fora a das 7 quedas, uma das maiores da cidade, com cerca de 35 metros de altura. Além de ser majestosa, com águas esverdeadas, o local é ideal para quem busca aventura com a prática esportiva de cascading - descidas em rapel pelo leito da cachoeira. Radical, hein!?
Outra atração da cidade é o Pico do Gavião, considerado a “meca do vôo livre” por praticantes do esporte. Com 1.663 metros de altitude, o pico está situado na divisa de Águas de Prata e Andradas (MG). Por lá, rolam campeonatos brasileiros e mundiais de asa delta. Mas não precisa ser profissional para se aventurar pela rampa de decolagem. Há agências que oferecem pacotes de acordo com a experiência do turista.
Mas não é só de águas e belas paisagens que vive Águas de Prata não. O município também é o ponto de partida para o famoso Caminho da Fé, uma peregrinação com cerca de 500 km, que percorre 24 cidades de São Paulo e Minas Gerais, encerrando-se em Aparecida. O Caminho da Fé costuma durar vinte dias, entre vilarejos, bosques, trechos de estradas e trilhas, movimentando a fé e também a economia local.