A cidade de Araçatuba, localizada no interior de São Paulo, conta com mais de 100 mil habitantes e é a sede da nona região administrativa do estado. A economia do município, bastante influenciada pelo café no passado, atualmente caracteriza-se pela expansão das lavouras de cana-de-açúcar, a prática da pecuária e a ovinocultura. Além disso, Araçatuba é também um dos polos universitários e gastronômicos da região noroeste do Estado de São Paulo e chama a atenção devido às suas inúmeras opções para atividades turísticas e altos índices de qualidade de vida para os habitantes.
A cidade também é um dos principais polos pecuaristas do Estado e é conhecida como a cidade do Boi Gordo, por ser o maior centro produtivo de gado de corte do Estado de São Paulo. Araçatuba possui diversos eventos importantes e, em 2019, foi transformada em Município de Interesse Turístico pela Assembleia Legislativa de São Paulo. O município foi fundado no ano de 1908 e o seu nome, de origem indígena, significa “terra dos araçás”, fruta silvestre comum na região.
Um fato curioso sobre a cidade é que ela é uma das únicas a serem abastecidas pelas águas do rio Tietê. Mas calma, isso não quer dizer que são águas poluídas! Araçatuba foi a primeira cidade não ribeirinha a captar a água do Rio Tietê, dessa forma, a cidade acessa a região mais limpa do rio, além de contar com uma excelente estação de tratamento de água. A propósito, em Araçatuba, 100% do esgoto é tratado antes de ser lançado nos cursos de água. Ponto pra eles!
Se estiver planejando a sua viagem para Araçatuba, não deixe de incluir na rota o Museu Ferroviário, o Parque da Fazenda e a Lagoa José Miranda. Uma outra dica é, na hora procurar um lugar para se hospedar, dê preferência a algum dos deliciosos hotéis fazenda espalhados pela cidade, como o Botânico Hotel Fazenda ou a Estância.