A cidade de Botucatu, localizada no estado de São Paulo, conta com mais de 100 mil habitantes e é formada pela sede e pelos distritos de Rubião Júnior e Vitoriana. O município, que foi fundado no ano de 1846, recebeu o nome de Botucatu devido à adaptação linguística da palavra tupi “Ibytu-katu”, que significa “bons ares”. Botucatu foi a primeira cidade a ser operada pela Sabesp em 1974 e abriga a sede da Unidade de Negócios do Médio Tietê.
A cidade também sedia a UNESP, importante universidade estadual brasileira. Esse fato atrai jovens estudantes o ano todo e claro, faz com que a cidade seja um point para festas e agitos entre os universitários.
Botucatu é uma cidade do interior de São Paulo, repleta de belezas naturais e que tem o ecoturismo como seu forte. Conhecida como Princesa da Serra, o município tem mais de 70 cachoeiras e é um “point” dos praticantes de esportes radicais. Se for à cidade, não deixe de conhecer o Parque Municipal Joaquim Amaral Amando de Barros, com cerca de 10 hectares de mata nativa preservada, trilhas e lago. Outro passeio que vale a pena é o Gigante Deitado, formação geológica mais famosa da cidade com pedras esculpidas pelo vento. Vale a vista! Se você for dos mais radicais, deve aproveitar a rampa para voo livre.
A Base do Nuvem também é um outro ponto turístico da cidade; além da vista, você pode aproveitar para se jogar - literalmente - na prática do voo livre. A Igrejinha de Santo Antonio, no alto da cidade, também impressiona pela arquitetura e pela vista, que rende belíssimas fotos.
E pra quem é curioso, separamos alguns fatos nada óbvios sobre a cidade. Você sabia, por exemplo, que a cidade foi a primeira do Brasil a produzir leite embalado em saco plástico, popularmente conhecido como leite de saquinho? A cidade também já foi considerada a Capital do Cinema, na década de 50. Pois é; na época, muitos filmes eram produzidos e distribuídos por Botucatu. Um outro fato interessante sobre o município é que existem alguns rumores sobre abdução alienígena na cidade. O caso mais famoso é o de João Valério de Souza. Dizem que, em novembro de 1982, João ouviu um barulho no seu quintal e foi abduzido! Ele sobreviveu para contar a história, é claro, e espalhou ela aos quatro ventos da cidade. A cidade também encanta pela valorização do folclore e pela lenda do saci; os fundadores da Associação Nacional dos Caçadores de Saci juram que já viram o menino de uma perna só pelas matas da cidade.
Se você está planejando visitar Botucatu, não deixe de dar um pulinho na Pedra do Índio. A cidade também conta com um incrível Museu do Café, a Fazenda Lajeado, o bairro Demétria e é famosa pelas suas cachoeiras. As mais conhecidas e preferidas dos turistas são a da Pedreira, também chamada de Pavuna, a Cachoeira da Marta e a Cachoeira Indiana! E se bater aquela fome, recomendamos a Pizzaria Bel, a Pizza Frita Semião, Celeiro Restaurante ou tomar um bom chopp na Mão na Roda.