A cidade de Mongaguá é conhecida por suas belas praias, mas você sabia que ela também tem outras atrações, como trilhas, poços de água doce e parques ecológicos? Situada na região Metropolitana da Baixada Santista, a 95 km da capital São Paulo e 42 km ao Sul de Santos, o município une a beleza de uma estância balneária à praticidade de uma localização estratégica.
Com 58 mil habitantes, a cidade recebeu esse nome, que significa "água pegajosa", dos índios guaranis que viviam às margens dos rios Mongaguá e Aguapeú. Por falar em índios, os povos nativos desta terra ainda se estabelecem por lá. Há atualmente duas aldeias indígenas em Mongaguá: Itaóca e Aguapeú, que ficam em reserva ambiental da Mata Atlântica. É uma boa pedida para conhecer a cultura e adquirir artesanatos indígenas, além de apreciar a riqueza da fauna e flora local.
Na alta temporada de verão, as praias ficam lotadas. Não é para menos, já que por toda a extensão da orla de praia da cidade - são 12 km de mar pra você se banhar! - é possível encontrar uma variedade de quiosques e restaurantes à beira-mar. Anota aí algumas das principais praias do município: Praia do Centro (Grande), Balneário América, Agenor dos Campos, São Paulo, Flórida Mirim e Vera Cruz.
Agora, se você é do time que gosta de água doce, Mongaguá também tem belas opções, como o Poço das Antas. O local é um parque ecológico, situado a apenas 600 metros do Centro do município, e que abriga piscinas naturais, trilhas, corredeiras, quiosques e churrasqueiras.
Ah, e não deixe de conhecer a Plataforma de Pesca, uma das maiores do mundo, e que atrai diariamente pescadores à procura das mais variadas espécies de peixes. Ao lado da Plataforma de Pesca ficam outros atrativos de Mongaguá, como a Feira de Artesanato de Agenor de Campos, o Monumento à Iemanjá e diversos quiosques.