A cidade de Pindamonhangaba está situada no Estado de São Paulo e é um dos mais famosos municípios do Vale do Paraíba, localizado entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira. Destino ideal para quem gosta de estar em contato com a natureza e aproveitar o clima agradável de uma cidade do interior.
A cidade faz parte do Circuito Mantiqueira e possui um ecossistema cercado pela Mata Atlântica. Para quem gosta de um turismo religioso, Pindamonhangaba é uma das 27 cidades que compõem a Rota Caminho da Fé, trajeto brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, que atrai peregrinos por todo o país.
Diferente da maioria dos municípios, possui duas possíveis versões sobre a sua fundação. Gosta de uma boa história? Então vamos lá! Embora 16 de agosto de 1672 seja a data oficial de fundação dessa cidade de nome tão marcante, uma das versões de sua história defende que ela foi fundada em 1943 pelo Capitão João do Prado Martins, que teria se mudado para a região dada a ele. Já a segunda versão diz que a fundação da cidade foi em 1672, ano marcado pela construção de uma capela.
Apelidada de “Princesa do Norte” ou apenas “Pinda” para os mais íntimos, a cidade não deixa a desejar quando o assunto são curiosidades e lugares para se conhecer. O Pico do Itapeva é uma ótima opção para quem gosta do friozinho da serra, uma elevação rochosa que permite uma vista incrível do Vale do Paraíba - prepare-se para tirar muitas fotos incríveis. A Fazenda Sapucaia e a Reserva Ecológica Trabiju também são pontos turísticos importantes da cidade. Um dos lugares que você não pode deixar de fora quando for conhecer Pindamonhangaba é o Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro e D. Leopoldina, que oferece uma arquitetura histórica e um acervo de brilhar os olhos. A charmosa Estação Ferroviária de Pinda também é parada obrigatória.
Entre as festividades típicas da cidade está o Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba. Levando o talento e a cultura local em sua essência, a festividade fez fama e conquista mais admiradores a cada edição. Pinda já foi palco de outros festivais culturais também, como o Festival Junino e o Festival de Arte Encanto.
Se você vier a Pindamonhangaba em uma viagem de casal, precisa conhecer o Bosque da Princesa, lugar que possui uma figueira torta, onde em tempos remotos casais costumavam se encontrar para fugir dos olhares curiosos e até conhecer espécies que D. Pedro II trouxe ao local séculos antes. Se estiver em família com as crianças, não deixe de visitar o Parque Reino das Águas Claras e o Parque Princesa Isabel. Aventura, boas histórias e paisagens lindas, só resta uma única pergunta: vamos fazer as malas?