A cidade de São Bernardo do Campo, localizada no estado de São Paulo, conta com pouco mais de 800 mil habitantes e pertence à Mesorregião Metropolitana de São Paulo. O município, que também faz parte da região não-oficial do Grande ABC, foi fundado no ano de 1553 e é formado pela sede e pelo distrito de Riacho Grande. São Bernardo do Campo tem a sua economia fortemente influenciada pela indústria automobilística (pois serve de sede para as primeiras montadoras de veículos do Brasil), pelas indústrias de tintas e pela maior planta industrial do mundo de dentifrícios, a Colgate-Palmolive. São Bernardo do Campo possui, inclusive, o 16º maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as cidades brasileiras.
Embora não seja exatamente um destino turístico, São Bernardo do Campo é uma pequena metrópole. Repleta de prédios, centros comerciais e trânsito similar à grande São Paulo, o município conta com alguns pontos turísticos interessantes como, por exemplo, o Parque Rafael Lazzuri, o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, a Cidade da Criança, o Santuário Nacional de Umbanda e o Parque Estoril. O nome da cidade faz referência à Fazenda de São Bernardo fundada pelos monges beneditinos no ano de 1717 e principal origem da ocupação moderna do município.
Se você está planejando fazer compras ou conhecer a cidade de São Bernardo do Campo, não pode deixar de conhecer também a Estância Alto da Serra, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia Santíssima Virgem, o Parque Cittá di Marostica e a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem. Quem viaja pra lá, também não pode ir embora sem experimentar as delícias da culinária local: o picadinho de carne, o delicioso cuscuz à paulista, o bauru, o bolovo e o pastel de feira. Dentre os restaurantes mais populares da cidade estão a Cantina do Zelão, o Restaurante Praiano, o Costela & Cia, o Hocca Bar e o Cena Restaurante.