São Caetano do Sul é um município paulista, situado na região Metropolitana de São Paulo. Com aproximadamente 161 mil habitantes, a cidade é considerada uma extensão da metrópole e capital, São Paulo, compondo a região conhecida como ABC Paulista.
A cidade coleciona bons títulos, que atraem anualmente mais pessoas de todas as regiões do Brasil para lá. Com a nota 0,862, em uma escala que vai de 0 a 1, São Caetano tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Outro título, recentemente conquistado, em 2020, "Sanca" foi eleita a cidade com a melhor educação do Brasil pelo ranking Connected Smart Cities.
Ah, uma curiosidade sobre São Caetano do Sul é que a cidade é uma das únicas que não são atravessadas por nenhuma rodovia estadual ou federal.
O nome dessa grande cidade remonta à sua história. A área onde hoje está o município fazia parte das terras da antiga Fazenda São Caetano, que foram adquiridas pelo Governo Imperial com o objetivo de formar núcleos coloniais para incentivar a imigração européia para a região.
No início do século XX, a cidade ganhou notoriedade pela produção cerâmica e química, tendo sido sede de grandes fábricas de cerâmica, como a Fábrica de Rayon Matarazzo, integrantes do núcleo Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo.
Ainda no campo das artes, a cidade se destaca por ser endereço de uma das instituições mais antigas dedicadas à formação de artistas no estado de São Paulo, a Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Por lá, já passaram grandes nomes do cenário artístico brasileira como Cássia Kiss, Fábio Assunção, André Segatti e o diretor Ulysses Cruz.
Se você estiver organizando uma viagem para São Caetano do Sul reserve algumas horas para aproveitar um dos recantos prediletos dos "locais", o Parque Botânico. O local conta com 23 mil metros quadrados repletos de árvores frutíferas, lago carpas e grutas, fontes, entre outros atrativos. Ainda falando de opções em que você pode ter um contato mais direto com a natureza, considere uma visita ao Espaço Verde Chico. Além de espaços arborizados, o espaço tem uma infraestrutura incrível para a prática de diversos esportes.
E se você é chocólatra (ou não) faça uma visita à fábrica de chocolate Pan, em funcionamento desde 1935. Todos os dias a fábrica recebe excursões escolares e visitas avulsas para entender mais como são produzidos os deliciosos chocolates Pan. Um passeio delicioso e acessível!