A cidade de São Carlos, localizada no interior do Estado de São Paulo, conta com mais de 200 mil habitantes e é a 14ª mais populosa da região. O município, que é formado pela sede e pelos distritos de Água Vermelha, Bela Vista São-Carlense, Santa Eudóxia e Vila Nery, foi fundado no ano de 1857 e é um importante polo industrial regional. São Carlos, que já foi conhecida como “Cidade do Clima” por causa de seu clima seco e ameno, foi batizada em homenagem ao santo predominante na família Botelho, família de origem portuguesa que teve importante papel na história de sua fundação.
Apesar de ser conhecida como a “Capital da Tecnologia” e de ter uma forte economia agroindustrial, a cidade de São Carlos ainda preserva muito de sua natureza e história. Devido à sua altitude, que em alguns locais chega a mil metros acima do nível do mar, São Carlos abriga cachoeiras e belas paisagens - fica a dica de visitar a Cachoeira 2 Pilar e o Parque Ecológico de São Carlos. De quebra, ainda existem lindos casarões coloniais do café, como a Casa do Pinhal.
A economia de São Carlos é fortemente influenciada pelo setor industrial e também pela agropecuária, na qual destaca-se a produção de cana-de-açúcar, leite, laranja e frango. A cidade é ainda sede para inúmeras grandes empresas do Brasil como, por exemplo, a Volkswagen, a Faber-Castell, a Electrolux, a Serasa Experian e a LATAM. O município também é famoso entre os estudantes por sediar dois campi da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a FATEC. Por isso, o agito universitário é uma marca registrada da cidade.
Se você está planejando visitar a cidade, não perca a oportunidade de visitar o Parque Ecológico ou as fazendas do período colonial que contam a história da cidade, desde os tempos áureos do café. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão a Mamãe Natureza Restaurante, o Espaço Sete Gastronomia, o Trem Bão e o Armazém de Maria. Aproveite também um passeio pela Fazenda Santa Maria do Monjolinho e pelo Observatório Astronômico da USP!