Centro Cultural Banco do Brasil, Riocentro, Cidade das Artes Bibi Ferreira, entre outros. Dicas sobre melhores centros culturais no Rio de Janeiro.
Centro Cultural Banco do Brasil
Conhecido como CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil fica na zona portuária e central do Rio de Janeiro - RJ e já recebeu mais de 58 milhões de visitantes.
A região central e portuária do Rio de Janeiro - RJ ganhou novos ares com a abertura do Centro Cultural Banco do Brasil, chamado também de CCBB. Em 1989 foi inaugurada a atração dentro do próprio prédio onde funcionava a instituição bancária. Desde então, o espaço já recebeu cerca de 2.500 exposições e mais de 58 milhões de visitantes.
A iniciativa da instituição Banco do Brasil era participar da revitalização de uma das regiões mais antigas e importantes da capital carioca. O centro histórico do Rio de Janeiro - RJ começou a receber nomes importantes para a sua infraestrutura, inclusive o CCBB. Os prédios neoclássicos eram perfeitos para interligar a cultura da região com a arte.
A título de curiosidade, o jornal britânico The Art Newspaper nomeou o Centro Cultural Banco do Brasil como um dos lugares de arte e cultura mais visitados no mundo. Isso se deve às lindíssimas exposições que são realizadas no espaço e ao encanto da região central do Rio de Janeiro - RJ.
Se você estiver de passagem pela capital carioca, não vá apenas às praias! Tire um dia para visitar o centro histórico do Rio de Janeiro - RJ e visite o Centro Cultural Banco do Brasil.
O Espaço Cultural da Marinha é um centro cultural situado no bairro do Centro, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. Com uma área expositiva de cerca de 1,1 mil m², localiza-se na Orla Conde, entre o Largo da Candelária e a Praça 15, subordinado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. Instalado nas antigas docas da Alfândega, sobre uma área aterrada na segunda metade do século 19, o espaço foi inaugurado em 20 de janeiro de 1996.
O local abriga parte importante do acervo da Marinha do Brasil. Do museu, saem diariamente embarcações para a Ilha Fiscal, local onde ocorreu o Baile da Ilha Fiscal, e para a entrada da Baía de Guanabara, onde os passageiros podem conhecer diversos pontos turísticos e históricos do redor.