Basílica do Senhor do Bonfim, Igreja e Convento de São Francisco, Igreja Senhora do Rosário dos Pretos, entre outros. Dicas sobre melhores igrejas em Salvador - BA.
Basílica do Senhor do Bonfim
Decorada pelos turistas com fitinhas coloridas, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim em Salvador - BA é palco de importantes rituais religiosos.
A Basílica Nosso Senhor do Bonfim é uma das igrejas católicas mais tradicionais de Salvador - BA, dedicada ao padroeiro dos baianos. Inaugurada no final do século XVIII, no topo na Colina Sagrada, a igreja é palco de importantes rituais religiosos, como a tradicional Lavagem do Bonfim. Outra tradição que atrai muitos turistas para esta igreja são as famosas fitinhas coloridas, que são penduradas por milhares de turistas na área externa e interna do templo e são consideradas um símbolo da cidade baiana.
Com aparência semelhante às igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, a Basílica Nosso Senhor do Bonfim segue uma arquitetura neoclássica, com fachada em estilo rococó. Na parte interna, o destaque são as pinturas no teto e os azulejos. Todos esses detalhes compõem o cenário de rituais religiosos como a Lavagem do Bonfim, que acontece desde o século XVIII nos meses de janeiro. Na ocasião, as baianas do candomblé lavam as escadarias da igreja com águas de cheiro.
Por lá, as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim também chamam a atenção. Turistas de todo o mundo decoram a igreja com as fitas coloridas e realizam um pedido, como manda a tradição. Na sua próxima viagem para Salvador, faça o mesmo e se encante com a beleza da Basílica Nosso Senhor do Bonfim, um dos principais pontos turísticos da cidade.
A Igreja e Convento São Francisco fica no centro cultural de Salvador - BA e é tombada pelo IPHAN como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa.
A Igreja e Convento de São Francisco são importantes edificações históricas de Salvador - BA. O conjunto, especialmente pela riqueza da igreja, é considerado uma das mais espetaculares expressões do Barroco no Brasil. Localizadas no coração da cidade, as estruturas foram erguidas entre os séculos XVII e XVIII.
Tombadas pelo IPHAN, são classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, fazendo parte do Centro Histórico de Salvador, que hoje é Patrimônio da Humanidade.
Construída no início do século XVIII, a Igreja Senhora do Rosário dos Pretos é um dos marcos do Centro Histórico de Salvador - BA.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é uma igreja católica de Salvador - BA. Construída no século XVIII, com decoração atual executada entre as décadas de 1870 e 1890, está localizada no Centro Histórico de Salvador, na ladeira do Pelourinho. É parte do centro histórico da cidade declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
No interior, destacam-se os azulejos sobre a devoção à Nossa Senhora do Rosário de Lisboa e à vida de São Domingos. Nos altares há imagens coloniais, destacando-se entre elas uma de Nossa Senhora do Rosário do século XVII, venerada na antiga Sé da Bahia, além de imagens de Santo Antônio de Categeró (ou Santo Antônio de Catigerona), São Benedito, Santa Bárbara e um Cristo crucificado em marfim.
Nos fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos existe um antigo cemitério de escravos. Preservando sua história ligada aos negros, a liturgia dos cultos faz uso de música inspirada nos terreiros de Candomblé. É um exemplo do sincretismo baiano, com a Terça da Bênção, quando são utilizados instrumentos de candomblé para acompanhar a missa. Nas datas comemorativas de Santa Bárbara e Iansã a igreja é o ponto central dos festejos.
A Catedral Basílica de Salvador - BA é um dos monumentos mais importantes da capital baiana, com um acervo de obras considerado um dos mais valiosos do Brasil.
A Catedral Basílica de Salvador é a igreja mãe de todas as igrejas na circunscrição eclesiástica de São Salvador da Bahia. Nela também se encontra a sede da Paróquia da Transfiguração do Senhor. Chama-se de Catedral Primacial por se tratar da catedral da primeira arquidiocese do Brasil. De estilo predominantemente maneirista, é um dos monumentos mais importantes do Centro Histórico de Salvador, com proporções majestosas e esplêndida obra de talha nos altares.
A data de construção da estrutura é contestada; data do século 16 e sofreu inúmeras alterações. A igreja foi construída pelos espanhóis ou pelo grupo que construiu a Casa da Torre Garcia d'Ávila. Seu estilo, juntamente com o de inúmeras capelas rurais da Bahia, é atribuído ao arquiteto italiano Baccio da Filicaia (1565-1628). O interior da igreja foi outrora revestido inteiramente de azulejos do século 16; agora resta apenas uma única tira dos ladrilhos. A igreja foi tombada como uma estrutura histórica pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1958. Ela e a Capela de Nossa Senhora da Escada são as únicas capelas remanescentes do século 16 em Salvador.
Estão localizados no ponto mais ocidental da Península de Itapagipe, chamado Monte Serrat. A igreja e o convento ficam a 100 metros abaixo do forte. A capela é cercada por água nos três lados e acessada por uma estrada estreita.
Monumento histórico de estilo barroco, a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia em Salvador - BA é palco da festa religiosa mais antiga do país.
A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia é um templo católico de Salvador, capital da Bahia. Foi construída entre 1739 e 1849 no local onde havia uma capela de taipa de pilão fundada em 1549 por determinação do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa. É uma das paróquias mais antigas da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e sua atual construção em estilo barroco foi feita toda de pedra de Lioz trazida de Portugal. Localizada próximo ao Elevador Lacerda e ao Mercado Modelo, é muito visitada pelos turistas.