Uma verdadeira obra-prima está localizada bem no centro de um dos maiores pontos turísticos da cidade de Belo Horizonte - MG. Quem passa todos os dias pela famosa Lagoa da Pampulha deve saber que a Capela Curial de São Francisco de Assis é um marco artístico da arquitetura moderna brasileira. Conhecida também como a Igrejinha da Pampulha, a Capela é um cartão-postal da capital mineira e é visita indispensável para quem está viajando pela cidade.
A Capela faz parte do Conjunto Moderno Arquitetônico e Cultural da Pampulha e foi idealizada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, em parceria com o engenheiro Joaquim Cardozo. Como se não bastasse, a Capela também surpreende pelo seu painel externo feito em azulejo azul e branco, feito pelo artista Cândido Portinari, que também foi responsável pelo mural do altar principal. Para fechar com chave de ouro, os jardins externos da Capela de São Francisco de Assis fazem parte do projeto paisagístico do artista plástico Burle Marx. Um espetáculo artístico a céu aberto!
A Capela de São Francisco de Assis foi inaugurada em 1943 e faz parte do projeto do prefeito Juscelino Kubitschek, que tinha a intenção de criar um Conjunto Arquitetônico para ornamentar a cidade. Aliás, a história da Capela tem uma curiosidade! Na época, sua arquitetura foi considerada muito moderna para a época e não foi muito bem aceita pela população. Por isso, a Capela permaneceu fechada até 1959, ano em que passou a se tornar oficialmente um templo religioso consagrado pela Igreja Católica. Hoje, a obra é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e recebe centenas de visitantes diariamente.
Quem estiver de passagem marcada para conhecer Belo Horizonte - MG deve colocar no roteiro uma visita à Capela de São Francisco de Assis. Seja para tirar belas fotos, passear pelos jardins às margens da Lagoa da Pampulha ou participar de uma missa. No interior da Capela também está a Loja Cristo Rei, que funciona há mais de três décadas com a venda de artigos religiosos. Bora conhecer?!