Mercado Central de Belo Horizonte, Estádio Mineirão, Shopping Cidade, entre outros. Dicas sobre melhores pontos turísticos em Belo Horizonte - MG.
Mercado Central de Belo Horizonte
O melhor da cultura mineira está no Mercado Central de Belo Horizonte - MG, espaço que reúne comidas típicas, artesanato, bares e restaurantes tradicionais.
O antigo Mercado Municipal de Belo Horizonte - MG, conhecido hoje como Mercado Central, reúne em um único lugar comércio, lazer e cultura no centro da capital mineira. Considerado um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e reconhecido mundialmente como o terceiro melhor mercado do mundo pela Revista TAM, ele chega a receber cerca de 30 mil visitantes por dia. Claro que não é à toa, já que a fama mineira da grande diversidade e qualidade de produtos artesanais é um atrativo para turistas vindos de todos os cantos do país.
O Mercado Central de Belo Horizonte foi inaugurado em 1929 com o objetivo de reunir em um único espaço todos os produtos necessários para o abastecimento dos habitantes. Nessa época, apenas duas feiras - a da Praça da Estação e a da Rodoviária - estavam incumbidas dessa missão. E foram justamente elas que se juntaram em uma área de 22 lotes, dando origem ao famoso centro comercial, hoje com cerca de 400 lojas. Reunindo todos os sabores mineiros, o local é ponto de visita obrigatório para quem aprecia uma boa comida típica.
O turista que caminha pelos corredores do Mercado Central de Belo Horizonte certamente fica impressionado com a diversidade de produtos e iguarias que são comercializados no espaço. Queijos, temperos, pimentas, carnes, cachaças, embutidos e tudo que remete aos sabores tradicionais da culinária mineira. Ô trem bão! Dentro do Mercado Central também estão restaurantes e botecos que investem em pratos como o torresmo, mexidão, tropeiro e a famosa porção de fígado acebolado com jiló no Bar da Lora.
E que tal tomar uma tradicional limonada, comer um croissant de chocolate na padaria Du Pain, um pão de queijo recheado com pernil na Comercial Sabiá, ou experimentar o prato Mineirinho Valente no restaurante Casa Cheia? Opções não faltam! E além das experiências gastronômicas, o Mercado Central possui lojinhas de artesanato pra você levar uma lembrança pra casa ou presentear alguém. Não perde essa não, uai! Que tal já programar a sua viagem para Belo Horizonte?
O Estádio Mineirão em Belo Horizonte - MG elevou o nível das disputas dos times mineiros e já foi palco de importantes partidas na Copa do Mundo no Brasil.
Com o apelido de Gigante da Pampulha, o Estádio Mineirão é um dos grandes pontos turísticos de Belo Horizonte - MG, que se destaca não só no futebol ou em eventos, mas também bate um bolão no quesito tecnologia e sustentabilidade. Com capacidade para 63 mil pessoas em suas arquibancadas em uma área de mais de 250 mil metros quadrados, o Mineirão mudou a história dos clubes de futebol mineiros, que passaram a competir de igual para igual com os clubes paulistas e fluminenses. Nos campos de padrão internacional do Mineirão já rolaram partidas importantes, como testes da FIFA e também da Copa do Mundo do Brasil.
O Gigante da Pampulha começou a ser construído em 1960, e cinco anos depois foi inaugurado em um jogo histórico que marcou a vitória da seleção mineira contra o time argentino River Plate. Aliás, a seleção brasileira também passou pelos campos do Mineirão durante as festividades de inauguração. De lá pra cá, o que mais teve foi bola rolando, torcida vibrando e goleadas. A última reforma do Mineirão aconteceu no ano de 2010, quando o estádio fechou suas portas e iniciaram-se as obras para a Copa do Mundo de 2014. O Mineirão reabriu suas portas em 2012, com um grande show de abertura e a presença de grandes autoridades brasileiras.
Aliás, a reforma do Mineirão marcou grandes mudanças no que diz respeito à tecnologia e à sustentabilidade. Considerado um patrimônio histórico e cultural de Belo Horizonte - MG com seus 88 pórticos, o Mineirão conta com um sistema de iluminação inteligente e de sonorização com mais de 3 mil caixas de som. No quesito sustentabilidade, o Mineirão também dá um show, com sistemas de reaproveitamento das chuvas, geração de energia limpa e o reaproveitamento de resíduos. Toda essa estrutura do estádio possibilita a realização de eventos e shows e o Mineirão já foi palco para grandes artistas internacionais, como a banda Kiss, Elton John e Paul McCartney.
Além das partidas e dos shows, o Mineirão oferece diversas opções turísticas, como o Tour Meu Mineirão, que mostra todas as dependências do estádio; a experiência de tirar fotos com taças históricas; visita ao Museu Brasileiro do Futebol; tirolesa que atravessa todo o complexo, o espaço de lazer Esplanada e até a possibilidade de comemorar o aniversário dentro do Mineirão! E se bater uma fome, o local conta com 68 bares e os pratos mais tradicionais são o feijão tropeiro e o sanduíche de pernil. E aí, deu vontade de conhecer? Então bora reservar a sua viagem de ônibus direto para Belo Horizonte!
Mais do que um ponto de encontro dos mineiros, a Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é um verdadeiro conjunto arquitetônico e complexo cultural da cidade.
A Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é o ponto de partida para um dos maiores complexos arquitetônicos e paisagísticos do país. Localizada na região da Savassi na capital mineira, a Praça marca o encontro de 4 importantes avenidas da cidade e se destaca pela sua grandeza, imponência e beleza dos seus grandes jardins e prédios históricos. Aliás, ela é considerada uma das praças mais importantes de Belo Horizonte - MG.
A Praça da Liberdade começou a ser construída no final do século 19 para ser a nova sede do poder mineiro. Dessa forma, o projeto arquitetônico previa a construção de diversos prédios, que abrigassem as Secretarias do Estado e os Palácios do Governo - todos seguindo o estilo arquitetônico neoclássico. A Praça foi oficialmente inaugurada em 1898 e foi palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história mineira. Ao longo da década de 40, 50 e 60, diversos prédios importantes da cidade foram incorporados ao complexo da Praça da Liberdade, como o Palácio Cristo Rei, o Edifício Niemeyer, a Biblioteca Pública e muito mais.
Os jardins da Praça da Liberdade, inspirados no Palácio de Versalhes na França, a Fonte Luminosa e o Coreto são detalhes que garantem a beleza e a grandiosidade da Praça da Liberdade. Não é à toa que todo o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 1977. Em 2010, foi inaugurada a Cidade Administrativa de Belo Horizonte - MG e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a Região Norte da capital mineira. O que antes eram secretarias, tornaram-se centros culturais, museus e importantes salas de exposição. Dessa maneira, nasceu o Circuito Cultural da Praça da Liberdade - são mais de 20 instituições localizadas no entorno da Praça da Liberdade, que contam a história da cidade e formam um dos maiores complexos culturais do país.
Quem visita a Praça da Liberdade se surpreende com a beleza de seus jardins, mas também pode conhecer outros prédios importantes, como o Palácio da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, o Edifício Niemeyer e muito mais. São tantas opções que nem sabemos por onde começar. Na dúvida, tire um dia todo para explorar os prédios históricos; ao final do dia, tome um belo café sob a sombra das palmeiras dos jardins da Praça da Liberdade e aproveite a visita!
Marco zero do centro da capital mineira, a Praça Sete de Setembro é a mais movimentada de Belo Horizonte - MG e abriga um importante monumento da cidade.
A Praça Sete de Setembro, também conhecida como Praça Sete, é a praça mais movimentada da cidade de Belo Horizonte - MG. E não é pra menos: ela está localizada entre o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, as mais importantes da capital mineira. A praça tem uma grande importância para a região por ser um símbolo que representa o marco zero do centro do município, abrigando um dos monumentos mais importantes da cidade: o Obelisco.
Localizado bem no centro da Praça Sete, o Obelisco foi doado pela população da cidade vizinha de Betim aos habitantes da capital mineira, devido à comemoração do Centenário da Independência do Brasil. O monumento, mais conhecido pelos moradores como “Pirulito”, é feito de granito e é um dos símbolos dessa famosa praça.
Por estar ao redor de locais importantes para a história de Belo Horizonte, uma visita à Praça Sete de Setembro é uma oportunidade para conhecer outros pontos turísticos da cidade, como o Cine Teatro Brasil, o Banco da Lavoura e o prédio do Banco Mineiro da Produção, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Nas proximidades, você também encontrará bons restaurantes para provar um pouco da culinária da região. E são por todos esses motivos que a Praça Sete merece um lugarzinho especial no seu roteiro de viagem para Belo Horizonte!