O antigo Mercado Municipal de Belo Horizonte - MG, conhecido hoje como Mercado Central, reúne em um único lugar comércio, lazer e cultura no centro da capital mineira. Considerado um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e reconhecido mundialmente como o terceiro melhor mercado do mundo pela Revista TAM, ele chega a receber cerca de 30 mil visitantes por dia. Claro que não é à toa, já que a fama mineira da grande diversidade e qualidade de produtos artesanais é um atrativo para turistas vindos de todos os cantos do país.
O Mercado Central de Belo Horizonte foi inaugurado em 1929 com o objetivo de reunir em um único espaço todos os produtos necessários para o abastecimento dos habitantes. Nessa época, apenas duas feiras - a da Praça da Estação e a da Rodoviária - estavam incumbidas dessa missão. E foram justamente elas que se juntaram em uma área de 22 lotes, dando origem ao famoso centro comercial, hoje com cerca de 400 lojas. Reunindo todos os sabores mineiros, o local é ponto de visita obrigatório para quem aprecia uma boa comida típica.
O turista que caminha pelos corredores do Mercado Central de Belo Horizonte certamente fica impressionado com a diversidade de produtos e iguarias que são comercializados no espaço. Queijos, temperos, pimentas, carnes, cachaças, embutidos e tudo que remete aos sabores tradicionais da culinária mineira. Ô trem bão! Dentro do Mercado Central também estão restaurantes e botecos que investem em pratos como o torresmo, mexidão, tropeiro e a famosa porção de fígado acebolado com jiló no Bar da Lora.
E que tal tomar uma tradicional limonada, comer um croissant de chocolate na padaria Du Pain, um pão de queijo recheado com pernil na Comercial Sabiá, ou experimentar o prato Mineirinho Valente no restaurante Casa Cheia? Opções não faltam! E além das experiências gastronômicas, o Mercado Central possui lojinhas de artesanato pra você levar uma lembrança pra casa ou presentear alguém. Não perde essa não, uai! Que tal já programar a sua viagem para Belo Horizonte?