Com o apelido de Gigante da Pampulha, o Estádio Mineirão é um dos grandes pontos turísticos de Belo Horizonte - MG, que se destaca não só no futebol ou em eventos, mas também bate um bolão no quesito tecnologia e sustentabilidade. Com capacidade para 63 mil pessoas em suas arquibancadas em uma área de mais de 250 mil metros quadrados, o Mineirão mudou a história dos clubes de futebol mineiros, que passaram a competir de igual para igual com os clubes paulistas e fluminenses. Nos campos de padrão internacional do Mineirão já rolaram partidas importantes, como testes da FIFA e também da Copa do Mundo do Brasil.
O Gigante da Pampulha começou a ser construído em 1960, e cinco anos depois foi inaugurado em um jogo histórico que marcou a vitória da seleção mineira contra o time argentino River Plate. Aliás, a seleção brasileira também passou pelos campos do Mineirão durante as festividades de inauguração. De lá pra cá, o que mais teve foi bola rolando, torcida vibrando e goleadas. A última reforma do Mineirão aconteceu no ano de 2010, quando o estádio fechou suas portas e iniciaram-se as obras para a Copa do Mundo de 2014. O Mineirão reabriu suas portas em 2012, com um grande show de abertura e a presença de grandes autoridades brasileiras.
Aliás, a reforma do Mineirão marcou grandes mudanças no que diz respeito à tecnologia e à sustentabilidade. Considerado um patrimônio histórico e cultural de Belo Horizonte - MG com seus 88 pórticos, o Mineirão conta com um sistema de iluminação inteligente e de sonorização com mais de 3 mil caixas de som. No quesito sustentabilidade, o Mineirão também dá um show, com sistemas de reaproveitamento das chuvas, geração de energia limpa e o reaproveitamento de resíduos. Toda essa estrutura do estádio possibilita a realização de eventos e shows e o Mineirão já foi palco para grandes artistas internacionais, como a banda Kiss, Elton John e Paul McCartney.
Além das partidas e dos shows, o Mineirão oferece diversas opções turísticas, como o Tour Meu Mineirão, que mostra todas as dependências do estádio; a experiência de tirar fotos com taças históricas; visita ao Museu Brasileiro do Futebol; tirolesa que atravessa todo o complexo, o espaço de lazer Esplanada e até a possibilidade de comemorar o aniversário dentro do Mineirão! E se bater uma fome, o local conta com 68 bares e os pratos mais tradicionais são o feijão tropeiro e o sanduíche de pernil. E aí, deu vontade de conhecer? Então bora reservar a sua viagem de ônibus direto para Belo Horizonte!