A Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é o ponto de partida para um dos maiores complexos arquitetônicos e paisagísticos do país. Localizada na região da Savassi na capital mineira, a Praça marca o encontro de 4 importantes avenidas da cidade e se destaca pela sua grandeza, imponência e beleza dos seus grandes jardins e prédios históricos. Aliás, ela é considerada uma das praças mais importantes de Belo Horizonte - MG.
A Praça da Liberdade começou a ser construída no final do século 19 para ser a nova sede do poder mineiro. Dessa forma, o projeto arquitetônico previa a construção de diversos prédios, que abrigassem as Secretarias do Estado e os Palácios do Governo - todos seguindo o estilo arquitetônico neoclássico. A Praça foi oficialmente inaugurada em 1898 e foi palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história mineira. Ao longo da década de 40, 50 e 60, diversos prédios importantes da cidade foram incorporados ao complexo da Praça da Liberdade, como o Palácio Cristo Rei, o Edifício Niemeyer, a Biblioteca Pública e muito mais.
Os jardins da Praça da Liberdade, inspirados no Palácio de Versalhes na França, a Fonte Luminosa e o Coreto são detalhes que garantem a beleza e a grandiosidade da Praça da Liberdade. Não é à toa que todo o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 1977. Em 2010, foi inaugurada a Cidade Administrativa de Belo Horizonte - MG e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a Região Norte da capital mineira. O que antes eram secretarias, tornaram-se centros culturais, museus e importantes salas de exposição. Dessa maneira, nasceu o Circuito Cultural da Praça da Liberdade - são mais de 20 instituições localizadas no entorno da Praça da Liberdade, que contam a história da cidade e formam um dos maiores complexos culturais do país.
Quem visita a Praça da Liberdade se surpreende com a beleza de seus jardins, mas também pode conhecer outros prédios importantes, como o Palácio da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, o Edifício Niemeyer e muito mais. São tantas opções que nem sabemos por onde começar. Na dúvida, tire um dia todo para explorar os prédios históricos; ao final do dia, tome um belo café sob a sombra das palmeiras dos jardins da Praça da Liberdade e aproveite a visita!