O Santuário de São José, também chamado de Igreja São José, está localizada no centro de Belo Horizonte e é um dos maiores monumentos da cidade. O Santuário recebe diariamente um público aproximado de 1.500 pessoas, já aos finais de semana, esse número passa para cerca de 5.000 pessoas. Construída há mais de um século a partir de um arquitetura com influência neogótica, o Santuário foi idealizado pela congregação dos redentoristas; o intuito era fazer uma Igreja que possuísse a forma perfeita de cruz latina, sendo construída em estilo neomanuelino, apresentando influências fortes da cultura holandesa.
Seu projeto de arquitetura é do engenheiro Edgard Nascentes Coelho e o seu construtor foi o holandês Gregório Mulders. Já as escadarias monumentais foram projetadas e executadas por outro holandês, Verenfrido Vogels.
A arquitetura do Santuário de São José é dividida por diversas representações nas extremidades da igreja, como no corpo da igreja, onde estão separados de um lado 14 santos e do outro 14 santas. Essa separação simboliza o costume da época de separar os homens das mulheres dentro das igrejas. Além disso, no teto, exibem oito quadros que contam a história de São José. Ao fundo da igreja, existem dois painéis representando José do Egito. E por fim, suas laterais exibem os signos do zodíaco, indicando que Deus é o Senhor dos tempos e da história.
Então se você procura por um passeio histórico e cultural, que explore o turismo religioso da cidade, o Santuário de São José é o destino ideal na sua próxima viagem para Belo Horizonte - MG.