A Lagoa da Pampulha é um dos cartões-postais mais visitados da cidade de Belo Horizonte - MG. Localizada na região da Pampulha e com 18km de extensão, é uma das atrações que margeiam todo o Conjunto Arquitetônico e Moderno da Pampulha, que teve como principal idealizador o renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O Conjunto já foi declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e inclui diversos pontos turísticos e monumentos importantes da capital mineira, todos localizados nos arredores da Lagoa da Pampulha.
Em 1936, o então prefeito da cidade da capital mineira iniciou o represamento do ribeirão Pampulha, a fim de construir uma lagoa que ajudasse a conter enchentes e abastecesse a população. A obra foi finalizada em 1943 no governo de Juscelino Kubitschek, que tinha o projeto de modernizar a cidade. Foi no governo de JK que surgiu a ideia de construir um conjunto arquitetônico que ficasse famoso no mundo todo. Planejado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e com obras do engenheiro Joaquim Cardozo, o Conjunto Arquitetônico foi inaugurado em 1944 e hoje abriga diversos prédios famosos da cidade, todos em torno da Lagoa da Pampulha.
Hoje, quem passeia ao redor da Lagoa da Pampulha pode conhecer a famosa Capela de São Francisco de Assis, uma das obras-primas da cidade. Ou então, pode visitar o Museu de Arte da Pampulha - MAP, que possui um acervo de 1600 obras. A Casa do Baile e a Casa Kubitschek também são importantes pontos turísticos que contam a história da região. Ao longo dos anos, outras construções importantes foram feitas ao redor da Lagoa da Pampulha, como o Estádio Mineirão, o Zoológico de Belo Horizonte, o Parque Ecológico da Pampulha, o Parque Guanabara e muito mais.
Se estiver de viagem marcada para Belo Horizonte, coloque a região da Pampulha no seu roteiro e programe pelo menos dois dias para conhecer as principais atrações. Se estiver só de passagem pela cidade, reserve um tempinho para relaxar ao redor da lagoa, seja fazendo uma caminhada, um passeio de bike ou um piquenique. Assistir ao pôr do sol no mirante também é um espetáculo à parte, vale a pena o passeio!