Localizado na capital mineira, o Palácio das Artes ocupa uma área de 18.000m² dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Diretamente ligado à Fundação Clóvis Salgado, o complexo cultural dispõe dos mais modernos recursos cênicos e acústicos necessários para a realização de espetáculos de dança, concertos, palestras, lançamento de livros, exibição de filmes e eventos musicais. É considerado o maior centro de produção artística de Belo Horizonte e é um dos mais importantes da América Latina.
O Palácio das Artes passou por um longo período de obras que sempre eram interrompidas e retomadas. Tudo mudou quando em 1955, o arquiteto Hélio Ferreira Pinto ficou encarregado de redimensionar o projeto originalmente planejado por Oscar Niemeyer. Inaugurado em 1971, o Palácio das Artes está localizado em uma das principais avenidas de Belo Horizonte.
Por se tratar do maior centro de produção, formação e difusão cultural de Minas Gerais, nesse ambiente diverso convivem diariamente artistas de teatro, dança, música e artes visuais; além de diretores artísticos, cineastas, maestros, pesquisadores e estudantes de arte. Isso revela o caráter democrático da instituição, expressa na multiplicidade das manifestações artísticas realizadas no local.
Dentro do Palácio das Artes os turistas podem visitar o Grande Teatro, a Grande Galeria, o Teatro João Ceschiatti, a Sala Arlinda Corrêa Lima, a Sala Genesco Murta e o Espaço Mari’Stella Tristão. É possível fazer o Passeio Niemeyer e ver de perto várias obras do arquiteto. Visitar o Cine Humberto Mauro, que promove mostras, festivais, lançamentos de filmes e seminários relacionados à produção cinematográfica mundial; e a Sala Juvenal Dias, que com sua refinada acústica está destinada à música de câmara, palestras, debates e seminários. Para finalizar o passeio, nada como conhecer o Café do Palácio das Artes e tomar um clássico cafezinho mineiro ou passear pelas estantes da Livraria Usina das Letras. Ao passar por Belo Horizonte, não perca a oportunidade de conhecer esse consagrado centro cultural!