Os espaços da Zoobotânica em Belo Horizonte - MG compreendem o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico da cidade. Administrado pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, o parque está localizado na região da Pampulha e é um dos principais pontos turísticos da cidade. No Zoológico, os visitantes podem conhecer os mais de 3 mil animais e 250 espécies que vivem no parque; já no Jardim Botânico, os turistas aproveitam para conhecer um pouco mais da flora brasileira com estufas temáticas da Mata Atlântica, Caatinga e Campo Rupestre.
O Jardim Zoológico de Belo Horizonte foi inaugurado em 1959, instalado na grande área verde ao redor da Lagoa da Pampulha. Já o Jardim Botânico foi criado em 1991 e em 2001, foi transferido para o mesmo local onde funciona o Zoológico, o que fez com que o parque ficasse mais conhecido como Zoobotânica. A infraestrutura da Zoobotânica é completa e oferece uma série de atrações para os turistas. Quem visita a Zoobotânica pode conhecer o Borboletário, o Aquário do Rio São Francisco - o maior aquário temático de água doce do Brasil -, a Casa dos Répteis e a Praça das Aves. Além disso, o Jardim Japonês é outra atração que encanta todos os visitantes e o Jardim das Plantas Medicinais, que traz uma diversidade de plantas com propriedades curativas.
E para quem gosta de aventura, o Parque possui uma experiência de contato único com os animais. O projeto Expedição Coruja traz a oportunidade de conhecer alguns hábitos noturnos de onças, lobos, tamanduás e o mascote corujão-orelhudo - uma experiência de 3 horas que acontece durante as noites de lua cheia. O Parque também conta com diversas espécies de animais em extinção, como o mico-leão-de-cara-dourada, mico-leão-preto, macaco-barrigudo e a arara-azul. Já o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, considerado o maior aquário só com espécies de água doce do Brasil, é dividido em 3 tanques em uma área de mais de 3 mil quadrados. Quem visita Belo Horizonte deve colocar no roteiro uma visita à Zoobotânica, que faz parte da cultura da cidade.