A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja católica da cidade de Ouro Preto - MG. Construída em estilo barroco, é um dos monumentos mais significativos da arte colonial, uma das mais conhecidas igrejas brasileiras daquele período e uma das mais celebradas criações do mestre Aleijadinho, que elaborou o projeto básico da fachada e da decoração.
Pela sua relevância extraordinária, a Igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e classificada em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Desde sua fundação, a Igreja de São Francisco deu origem a um expressivo corpo de tradições religiosas e culturais, sendo especialmente notáveis as que dizem respeito à Semana Santa. Outras festividades de relevância ao longo do ano são as comemorações dos onomásticos de alguns santos, como São Roque, em 16 de agosto, e São Francisco de Assis - as celebrações ao santo que dá nome à igreja ocorrem ao longo de nove dias, período em que os fiéis rezam uma novena que termina no dia 4 de outubro com uma missa solene e a bênção do Santíssimo.
Na Igreja também são realizados com regularidade concertos de música orquestral e vocal, apresentando-se composições de autores coloniais.