Jardim Botânico de Curitiba, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Jardim Botânico de São Paulo, entre outros. Dicas sobre melhores jardins no Brasil.
Jardim Botânico de Curitiba
O Jardim Botânico de Curitiba - PR é o principal ponto turístico da capital paranaense e foi eleito uma das sete maravilhas do Brasil.
O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Richbieter é um dos principais pontos turísticos de Curitiba - PR. Inaugurado em 5 de outubro de 1991, seu nome oficial presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense. O local possui uma área total de 278 mil m², incluindo um bosque com Mata Atlântica preservada.
A história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ começou na época da Corte Portuguesa no país e hoje é uma das maiores áreas verdes da capital fluminense.
Portão do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma das maiores áreas verdes da capital fluminense e não é de hoje que é um dos pontos turísticos mais visitados de quem visita a Cidade Maravilhosa. Considerado o mais antigo Jardim Botânico em atividade da América Latina, sua fama vem lá da época da Família Real Portuguesa aqui no Brasil. O Jardim Botânico do Rio foi fundado em 1808, a partir da decisão do antigo príncipe regente português D. João, que tinha o desejo de instalar uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de diversas partes do mundo.
De lá para cá, o Jardim Botânico do Rio só encantou diversos visitantes com suas grandes palmeiras imperiais. Dentre as diversas atrações existentes no Jardim Botânico, estão as cerca de 6500 espécies vegetais distribuídas em uma área de quase 54 hectares, em estufas ou ao ar livre. Além do mais, é possível observar aves e tirar fotos memoráveis com as estátuas de Eco, Narciso ou no Portal da Academia Belas-Artes.
Aliás, o que não falta são ambientes lindos para se conhecer no Jardim Botânico! O passeio pode ser feito a pé ou em carros elétricos que levam os turistas por entre os orquidários, bromeliários, o Lago Amazônico e o Jardim Japonês, que foi fundado em 1935 a partir de uma doação de 65 espécies típicas do Japão. E quando for dar uma pausa, nada melhor do que tomar um cafezinho no Café Botânica ou no Garden Café.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um daqueles pontos turísticos que combinam com qualquer tipo de visitante e é o passeio perfeito para quem quer visitar um lugar tranquilo, sem perder a oportunidade de conhecer culturas riquíssimas. Ideal para um passeio em família ou até mesmo para relaxar e ler um livro ouvindo o canto dos pássaros na beira de um lago. Não deixe de conhecer o local na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro!
O Jardim Botânico de São Paulo é um espaço de área verde e contato com o ar puro da Mata Atlântica em meio aos prédios e toda a agitação da capital paulista.
Jardim Botânico de São Paulo - SP visto de cima.
Você já imaginou um lugar em São Paulo que proporcionasse uma experiência única de contato com a Mata Atlântica, longe do caos e da correria da vida paulistana? Esse lugar existe e fica dentro do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, espaço que abriga o Jardim Botânico de São Paulo. O Jardim Botânico é um ponto de respiro na capital paulista, envolto de florestas e atrações que garantem o contato direto com a natureza - recebem cerca de 200 mil visitantes por ano. O Jardim possui 360 mil metros quadrados, duas estufas que simulam biomas importantes do Estado e ainda abriga mais de 380 espécies de árvores e animais, como tucanos, bicho-preguiça, macacos e etc. Além de ser um espaço muito procurado para passeios e piqueniques, o Jardim Botânico também abriga o Instituto de Botânica da cidade, que dispõe de uma biblioteca com mais de 6400 livros da área e ainda é palco para diversas exposições culturais.
O Jardim Botânico foi fundado em 1928 e surgiu da necessidade de preservação das nascentes do Rio Ipiranga e recuperação da floresta nativa ali existente, que estavam sendo ocupadas por chacareiros. A ideia de construir um Jardim Botânico surgiu quando o naturalista Frederico Carlos foi convidado a implantar um projeto de botânica na região. Desde então, a ideia de construir um Jardim Botânico foi tirada do papel e foi oficializada em 1938, com a implantação do Departamento e Instituto de Botânico de São Paulo. Ah, uma curiosidade sobre a construção do Jardim; o conjunto arquitetônico foi construído e inspirado no Jardim Botânico de Uppsala, da Suécia e não é que ficou bem parecido?! A impressão é realmente estar caminhando pelos jardins típicos da Europa!
Aliás, opção é o que não falta para se divertir no Jardim Botânico de São Paulo. Você pode apreciar a vista das Escadarias e o Jardim Lineu, conhecer as estufas e se encantar com o Orquidário e o Bromeliário, percorrer o Lago das Ninféias, conhecer um pouco sobre a história no Museu Botânico, fazer a Trilha da Nascente ou somente relaxar nos gramados com um piquenique. E se bater aquela fome, o Restaurante Orquídea está localizado na entrada do Jardim, com diversas opções de café e almoço. Vale a pena dar uma pausa na correria do dia a dia e conhecer esse espaço cheio de verde!
Vista interna do Orquidário Municipal de Santos - SP.
O Orquidário Municipal de Santos - SP é um parque zoobotânico com 22.240m², que mistura características de belos jardins e aspectos de matas naturais. Dispõe de uma floresta urbana e exuberante, com espécies da Mata Atlântica, além de estufa com uma coleção de centenas de orquídeas. Toda essa vegetação atrai inúmeros pássaros que vivem em liberdade, em meio a outras aves que vivem no local, como tucanos, gaviões, araras e pavões. Na área central do Orquidário Municipal de Santos há um lago de 1.180m² que recebe aves aquáticas e migratórias. O Orquidário também possui animais silvestres e grande parte deles vive solta pelo parque. Entre as espécies da fauna, há algumas raras e ameaçadas de extinção, como macacos-aranha, guarás, jacuguaçus, micos-leões-dourados e saguis.