Bosque Maia
O Recanto Municipal da Árvore, popularmente conhecido por Bosque Maia, é o maior parque urbano do município de Guarulhos, contando com aproximadamente 170.000 m², sendo considerado o pulmão da cidade.
O parque foi fundado em 1972, no espaço de uma granja pertencente à família do médico paulistano Renato Maia, na Av. Paulo Faccini com a Av. Papa João XXIII, e atualmente é tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos.
Entre os espaços de esporte e lazer do Bosque Maia destacam-se uma pista de 3 quilômetros para a prática de cooper e caminhada, trilhas na mata superior, quadras poliesportivas, quadra de capoeira, pista de skate, espaço para a prática de bicicross, academia ao ar livre, nascentes, lago artificial com ponte paisagística, campo de areia e uma praça de eventos.
O parque possui ainda um Centro de Educação Ambiental (CEA), onde são realizadas exposições de arte, encontros de meio ambiente e tardes musicais, além do Espaço Cultural Vereador Gilmar Lopes, o Orquidário e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que é a responsável pela manutenção do Bosque Maia.