Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera em São Paulo - SP é o maior parque urbano da cidade e o mais visitado da América Latina, considerado o pulmão da capital paulista.

Área verde do Parque Ibirapuera em São Paulo - SP.
Área verde do Parque Ibirapuera em São Paulo - SP.

Localizado no meio da selva de pedra de São Paulo - SP, o Parque Ibirapuera é um espaço de paz e tranquilidade para os paulistanos e turistas. Conhecido como Ibira pelos mais íntimos e considerado o pulmão da capital paulista, o parque foi inaugurado em 1954, durante as comemorações do aniversário de 400 anos de São Paulo. Além de ser um marco para a região, o Ibirapuera se destaca por contar com projetos arquitetônicos do renomado Oscar Niemeyer. Localizado na zona sul da cidade, próximo ao Aeroporto de Congonhas, o parque chega a receber mais de 150 mil visitantes aos finais de semana e é o que mais recebe turistas em toda a América Latina.

Com uma área que ocupa cerca de 158 hectares, o Parque Ibirapuera é um ponto de contato com a natureza, onde é possível respirar ar puro em meio aos lagos e à grande variedade de flora e fauna presente nas diversas áreas verdes. O Ibira é a escolha certa para relaxar, seja lendo um livro, fazendo um piquenique ou praticando ioga. E para quem pratica esportes, o parque oferece ciclovia, pista de cooper, quadras poliesportivas e até academia de musculação - tem pra todos os gostos!

Além das áreas de lazer e esporte, o Parque Ibirapuera também abriga em seu conjunto arquitetônico uma série de importantes atrações turísticas e culturais da cidade de São Paulo. Por lá, os turistas podem visitar o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Auditório Ibirapuera, o Museu Afro Brasil, o Pavilhão de Exposições Oca, o Ginásio Esportivo Ibirapuera, o Planetário do Ibirapuera e muito mais. Além disso, é no Pavilhão da Bienal, localizado dentro do Ibirapuera, que acontece a Bienal Internacional de Arte de São Paulo.

E para quem for visitar o parque pela primeira vez, vale a pena conhecer o Obelisco de São Paulo e o Monumento às Bandeiras, dois importantes monumentos da cidade. Se estiver de viagem marcada para São Paulo, o Parque Ibirapuera com certeza deve fazer parte do seu roteiro turístico.

Ver rotas de ônibus para Parque Ibirapuera

Parque Villa-Lobos

O Parque Villa-Lobos em São Paulo - SP, feito para ser um palco musical a céu aberto, possui espaços que garantem cultura e entretenimento na capital paulista.

Entrada do Parque Villa-Lobos na Zona Oeste de São Paulo - SP.
Entrada do Parque Villa-Lobos na Zona Oeste de São Paulo - SP.

Localizado na região de Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos é um dos pontos turísticos mais relevantes da região, que se destaca pela sua beleza única e seu cenário impecável na realização de eventos. Contém uma área de 741 mil m² que engloba áreas arborizadas, ciclovias e áreas de lazer, quadras esportivas, playground, aparelhos de ginástica e espaços para a realização de diversos eventos.

Inaugurado em 1994, a ideia inicial era que o parque fosse uma espécie de oásis musical, sendo uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos. Por isso, o Parque possui diversos equipamentos destinados para quem tem interesse ou conhecimento musical. Esse é o intuito do Espaço Ouvillas, uma área de descanso onde as pessoas podem relaxar ouvindo sua música preferida. Aliás, opção de lazer é o que não falta no Parque Villa-Lobos, que agrada a todos os tipos de público.

Uma das atrações mais procuradas é a Biblioteca Parque Villa-Lobos, que possui mais de 15 mil títulos em um ambiente super aconchegante. Já o Circuito das Árvores garante uma experiência no meio dos exemplares de Mata Atlântica no Parque, ideal para as crianças terem um contato próximo com a natureza. Aliás, o espaço Vila Ambiental dentro do Parque é um centro educacional onde as crianças aprendem de maneira interativa temas como aquecimento global. Outro ponto alto do Parque é o Orquidário Ruth Cardoso, um dos cartões-postais obrigatórios do passeio.

São tantas opções que o Parque oferece, que o Villa-Lobos é uma das principais alternativas para quem procura um destino para o próximo programa em família ou com os amigos em São Paulo - SP.

Ver rotas de ônibus para Parque Villa-Lobos

Thermas dos Laranjais

Com 300 mil m² e mais de 55 atrações, o Thermas dos Laranjais em Olímpia - SP é o parque aquático mais visitado do Brasil e da América Latina.

Vista aérea do Thermas dos Laranjais em Olímpia - SP.
Vista aérea do Thermas dos Laranjais em Olímpia - SP.

Localizado a 438km da capital paulista, o Thermas dos Laranjais em Olímpia - SP é o parque aquático mais visitado do Brasil e da América Latina, e o quinto em todo mundo. Por ano, 2 milhões de pessoas se divertem no parque, em uma área de 300 mil m² ocupada por mais de 55 atrações para todas as idades.

Fica fácil de entender essa grande procura pelo Thermas dos Laranjais quando falamos das atrações do parque. O Complexo de Toboáguas, o Everest, o Iara, o Kamizaze, a Motanha-russa Aquática, a Asa Delta e a Pista de Surfe são atrativos imperdíveis pra quem é fã de adrenalina. Outro destaque vai para o gigante Lendário, toboágua que fica a 28 metros de altura, onde o visitante escorrega em cápsulas, podendo alcançar velocidade de até 70 km por hora!

A criançada mais nova, por sua vez, pode se divertir no Clube das Crianças, no toboágua Maluquinho, no Play Kids e em várias outras atrações. A diversão em família também está garantida no Rio Lento e no Mar Azul, uma piscina quentinha e com ondas de até 1,5m. E pra relaxar, anote aí as opções: Piscina de Hidroterapia, Piscina de Pedras que massageiam e os Ofurôs com águas extraídas a mais de 1500m do solo e que oferecem propriedades medicinais. Sentiu a paz daí?

Pra você fazer uma pausa e repor as energias entre uma atração e outra, o parque conta com mais de 30 lanchonetes e restaurantes. Ah, e todas as atrações são monitoradas por funcionários e salva-vidas. É a infraestrutura completa pra você curtir o Thermas dos Laranjais na sua próxima viagem para Olímpia!

Ver rotas de ônibus para Thermas dos Laranjais

Hopi Hari

Com mais de 700 mil metros quadrados e atrações para todas as idades, o Hopi Hari em Vinhedo - SP é um dos maiores parques de diversão da América Latina.

Imagem aérea de algumas das principais atrações do Hopi Hari em Vinhedo - SP.
Imagem aérea de algumas das principais atrações do Hopi Hari em Vinhedo - SP.

Inaugurado em 1999, o Hopi Hari em Vinhedo - SP é considerado um dos maiores parques de diversão da América Latina. Localizado no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, o parque chama a atenção com brinquedos grandes e imponentes que podem ser vistos já da estrada. Em seus 760 mil metros quadrados estão mais de 40 atrações para todos as idades, distribuídas em diferentes áreas temáticas.

Entre as atrações radicais, a mais conhecida é a Montezum - simplesmente a maior montanha-russa de madeira da América Latina! Outros destaques vão para o Katapul, uma montanha-russa com um loop que vai de frente e volta de costas; o Vurang, uma montanha-russa no escuro; o Ekatomb Anunnaki, brinquedo que gira de ponta cabeça; além do Evolution, da Tirolesa e do Radikali.

Pra quem prefere um pouco menos de aventura, mas sem deixar de lado a diversão, as atrações familiares do Hopi Hari são uma boa opção. Na Roda Gigante, por exemplo, você viverá momentos emocionantes com vista para todo o parque. No Rio Bravo, a emoção fica por conta do rio com 600 metros de corredeira. E é claro que não podemos deixar de citar o Parangolé, brinquedo conhecido como chapéu mexicano, e o Vulaviking, o famoso barco viking que vai e volta nas alturas.

Pra criançada, são 10 atrações diferentes que garantem pura diversão, como o Dispenkito, o Giralata e o Kastel di Lendas, castelo temático que aborda lendas brasileiras. E além dessas atrações fixas, o Hopi Hari costuma ser palco de shows e também realiza eventos, como as famosas edições da Hora do Terror. Pra finalizar, é legal saber que o parque conta com opções de comida pra todos os gostos e bolsos, incluindo sanduíches, hot dog, docinhos e até restaurante com culinária premium. Pra conhecer tudo isso e muito mais, que tal já programar a sua viagem para Vinhedo?

Ver rotas de ônibus para Hopi Hari

Parque do Taquaral

Uma das áreas verdes e de lazer mais importantes e visitadas da cidade de Campinas – SP, o Parque do Taquaral é considerado a “praia” dos moradores locais.

O Parque Portugal, popularmente conhecido como Parque do Taquaral entre moradores e turistas, é o cartão-postal oficial da cidade de Campinas – SP. Considerado o Parque Ibirapuera dos campineiros, é uma das áreas verdes e de lazer mais famosas da cidade paulista. Com uma área de 33 alqueires, integrada à histórica Fazenda Taquaral, ela foi transformada no tradicional parque em 1972 e hoje, abriga diversos espaços recreativos e atrações culturais.

A começar pela grande Lagoa do Taquaral, que circunda todas as áreas do Parque. Ao redor dela, temos uma grande área verde e pistas, onde é comum os visitantes realizarem caminhadas, corridas e passeios de bike. Na Lagoa também é possível conferir um espetáculo de águas dançantes lançadas por uma fonte sonora aos finais de semana. E para quem estiver com crianças, dá pra fazer um passeio de pedalinho e conferir de perto a Caravela, uma réplica da embarcação utilizada por Pedro Álvares Cabral, de 11 metros de altura!

Mas o Parque do Taquaral oferece muito mais atrações para os turistas e moradores de Campinas. Quem visita o Parque também pode fazer um passeio de bondinho, que relembra o percurso e o meio de transporte mais antigo utilizado na cidade. Por lá, também dá pra aproveitar toda a infraestrutura das áreas verdes de piquenique, os playgrounds, os viveiros de pássaros, as quadras poliesportivas e os quiosques que oferecem água de coco, comidinhas, caldo de cana e sorvete.

Além disso, o Parque do Taquaral abriga alguns instrumentos culturais importantes da cidade de Campinas, como a famosa Concha Acústica, o Auditório Beethoven, o Museu Dinâmico de Ciências e até um planetário! E se quiser se refrescar, o Balneário Municipal também é uma ótima opção de lazer para quem visita o Parque do Taquaral! Que tal marcar sua viagem para Campinas e explorar tudo que o Parque do Taquaral tem para oferecer?

Ver rotas de ônibus para Parque do Taquaral

Parque da Água Branca

Ótimo para piqueniques e contato direto com a natureza, o Parque da Água Branca proporciona um clima típico da fazenda bem no meio da capital paulista.

Jardins do Parque da Água Branca em São Paulo - SP.
Jardins do Parque da Água Branca em São Paulo - SP.

Mais conhecido como Parque da Água Branca, o Parque Doutor Fernando Costa é um lugar de aconchego e descanso no meio da vida corrida de São Paulo - SP. Quem visita o Parque, localizado na Zona Oeste da cidade, tem a impressão de visitar um sítio ou uma fazenda, com grandes áreas verdes, espaço para piqueniques, trilhas e animais soltos em uma área de quase 140 mil m². É como sentir o clima do campo em meio à cidade mais urbanizada do Brasil.

O Parque da Água Branca foi inaugurado em 1929 e tinha como principal objetivo trazer novas perspectivas ao setor agrícola, onde a população poderia usufruir de suas dependências, como estábulos, pavilhão de equinos, estufas e pomares. De lá para cá, o Parque se tornou patrimônio do desenvolvimento agropecuário da cidade de São Paulo - SP, com a realização de exposições de gado e eventos da área. Em 1996, o Parque foi tombado como bem cultural e histórico do estado de São Paulo. Hoje, o Parque da Água Branca traz um gostinho da fazenda para seus visitantes e é considerado um ótimo lugar para passeios e momentos de descanso.

O Parque da Água Branca possui diversas atrações, que proporcionam um verdadeiro contato com a natureza e as vegetações típicas da Mata Atlântica - isso tudo em meio aos pavões, galinhas, patos e gansos que circulam livremente pelo Parque. Os visitantes podem passear e relaxar pela Trilha do Pau Brasil, praticar atividades físicas ao ar livre no Bosque das Palmeiras ou no Espaço da Ginástica e conhecer mais da história local no Museu Geológico ou na Biblioteca. Para as crianças, o Parque da Água Branca possui espaços para diversão, com playground, passeio de trenzinho, carrossel e até um Espaço Piquenique, para fazer um lanche em família. Quem tem curiosidade de conhecer as belezas naturais do Parque mais à fundo, existe a opção de visita monitorada na Área de Preservação Permanente.

Aos domingos, os visitantes podem aproveitar uma feira orgânica que acontece dentro do Parque da Água Branca, com diversos produtos naturais. E para quem não dispensa um cafezinho com sabor de fazenda, não pode perder o café preparado direto no fogão à lenha na Casa do Cabloco. Que tal esse momento de descanso na capital paulista?

Ver rotas de ônibus para Parque da Água Branca

Parque da Independência

Foi na área ocupada pelo Parque da Independência em São Paulo - SP que aconteceu o grito de "Independência ou Morte" de D. Pedro I às margens do Rio Ipiranga.

Vista aérea do Parque Independência em São Paulo - SP, com o Museu do Ipiranga ao fundo.
Vista aérea do Parque Independência em São Paulo - SP, com o Museu do Ipiranga ao fundo.

Localizado às margens do rio Ipiranga, na cidade de São Paulo, o Parque da Independência é um marco histórico nacional brasileiro. Foi ali que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822, com o famoso grito "Independência ou Morte”. O parque, que ocupa um território de mais de 160.000m²,  é um espaço de memória nacional e patriotismo, de preservação demarcada com o objetivo de ser um espaço comum de memória coletiva.

O Parque da Independência abriga diversas atrações turísticas como, por exemplo, o Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia, o Monumento da Independência, a Capela Imperial e a Casa do Grito; além de encantar seus visitantes com seu denso bosque e jardins franceses que chamam a atenção pelo belo paisagismo. O Parque da Independência também possui uma grande diversidade de fauna, com espécies de todos os tipos.

Quem viaja até São Paulo não pode perder a oportunidade de aproveitar o Parque do Independência e sua belíssima natureza para curtir em família e realizar diversas atividades como uma caminhada, fazer um piquenique ou simplesmente aproveitar relaxar pelos gramados. Para quem curte esportes como o skate, por exemplo, vale dar uma passadinha no Manifesto Skate Shop Park Burger, que fica nos arredores do parque.

Você também pode aproveitar o passeio para visitar a feirinha de exposição do Ipiranga, que está localizada na Rua dos Patriotas; lá é possível saborear a gastronomia italiana muito conhecida da região e também fazer comprinhas de lembrancinhas e presentes, de artesanato local. A feira acontece normalmente aos domingos e feriados. 

Ver rotas de ônibus para Parque da Independência

Bosque Maia

O Recanto Municipal da Árvore, popularmente conhecido por Bosque Maia, é o maior parque urbano do município de Guarulhos, contando com aproximadamente 170.000 m², sendo considerado o pulmão da cidade.

O parque foi fundado em 1972, no espaço de uma granja pertencente à família do médico paulistano Renato Maia, na Av. Paulo Faccini com a Av. Papa João XXIII, e atualmente é tombado como patrimônio próprio público municipal pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Arquitetônico e Paisagístico de Guarulhos.

Entre os espaços de esporte e lazer do Bosque Maia destacam-se uma pista de 3 quilômetros para a prática de cooper e caminhada, trilhas na mata superior, quadras poliesportivas, quadra de capoeira, pista de skate, espaço para a prática de bicicross, academia ao ar livre, nascentes, lago artificial com ponte paisagística, campo de areia e uma praça de eventos.

O parque possui ainda um Centro de Educação Ambiental (CEA), onde são realizadas exposições de arte, encontros de meio ambiente e tardes musicais, além do Espaço Cultural Vereador Gilmar Lopes, o Orquidário e a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que é a responsável pela manutenção do Bosque Maia.

Ver rotas de ônibus para Bosque Maia

Parque Capivari

O Parque Capivari fica na Vila Capivari, bairro nobre de Campos do Jordão - SP. Uma das grandes atrações do local é o teleférico do Morro do Elefante, que leva os turistas a 1800 metros de altitude. Do alto do morro, é possível ter uma visão panorâmica e privilegiada da cidade.

Outro destaque do parque é Bondinho Urbano, que percorre as vilas jordanenses de Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, além da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, que liga Campos à Pindamonhangaba, passando por Santo Antônio do Pinhal e pela Serra da Mantiqueira.

Ver rotas de ônibus para Parque Capivari

Destinos mais procurados