O Museu Paranaense é um museu localizado em Curitiba, capital do Estado do Paraná. A estrutura do local é composta por salas de exposições históricas do acervo, salas para exposições temporárias organizadas dentro de temáticas com contexto histórico e social, biblioteca, auditório e laboratório. Mantido pelo governo estadual, foi fundado em 25 de setembro de 1876, sendo considerado o terceiro museu mais antigo do Brasil.
Anexo ao museu encontra-se o "Pavilhão de Ocupação do Território Paranaense", onde uma linha do tempo proporciona ao visitante a visão cronológica da história do Paraná, desde a pré-história até o início do século XX, com a chegada dos imigrantes. Ali são abordados aspectos como: achados arqueológicos, os indígenas, as reduções jesuíticas, o tropeirismo, a religião, o povoamento do litoral, primeiro e segundo impérios, o Ciclo do Mate, a emancipação política do Paraná, o povoamento de Curitiba, as artes, a educação, a Guerra do Paraguai, a Revolução Federalista, o Contestado e a imigração.
Além disso, o museu realiza cursos, palestras, oficinas e apresentações artísticas, e também desenvolve projetos culturais voltados para vários segmentos sociais.