Praça dos Três Poderes, Praça dos Cristais, Praça do Cruzeiro, entre outros. Dicas sobre melhores praças no Distrito Federal.
Praça dos Três Poderes
Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN, a Praça dos Três Poderes em Brasília - DF é um dos cartões-postais da capital federal.
A Praça dos Três Poderes, localizada em Brasília - DF, é um espaço extremamente importante para os cidadãos brasileiros. Construída entre os prédios do Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário, a praça foi estruturada para ser abrigo das principais manifestações em prol de melhorias para o país.
A localização estratégica da Praça dos Três Poderes é um marco para a capital federal. Graças ao conjunto arquitetônico criado pelo artista Oscar Niemeyer e a importância do espaço para a manifestação da população brasileira, o IPHAN decidiu tombar o local como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2007.
Além dos prédios construídos ao redor, a Praça dos Três Poderes também tem monumentos que representam a história do país. A obra “Os Dois Candangos” é uma das mais famosas , que retrata a vida dos trabalhadores que ergueram toda a construção em volta. Outras duas obras compõem a história local, que são o busto de JK e a Pira da Pátria.
Hoje em dia, a Praça dos Três Poderes é considerada um dos principais cartões-postais de Brasília - DF. Se você estiver de passagem pela capital federal, não deixe de visitar o conjunto arquitetônico mais importante da cidade.
A Praça Cívica em Brasília - DF, mais conhecida como Praça dos Cristais, é uma obra paisagística do artista Burle Marx, com jardins e espaços de lazer.
A Praça Cívica, mais conhecida como Praça dos Cristais, é uma obra paisagística projetada pelo artista plástico Roberto Burle Marx e seu assistente Haruyoshi Ono. Está localizada no Setor Militar Urbano, em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.
A praça foi inaugurada em 1970, após cinco anos de construção e é um jardim geométrico construído na forma de um triângulo que conta com um espaço de 102 mil metros quadrados, sendo um local ideal para uma tarde de descanso e lazer.
A Praça do Buriti é uma praça localizada na Zona Cívico-Administrativa de Brasília, entre as vias N1 e S1, no Eixo Monumental. Abriga ao seu redor as sedes dos poderes do Distrito Federal: o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios; o Palácio do Buriti, sede do Poder Executivo; e a Câmara Legislativa.
O entorno da praça conta ainda com o Tribunal de Contas do Distrito Federal e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. A praça, assim como os principais prédios do seu entorno, foi projetada por Nauro Esteves em conformidade com o Plano Piloto de Lúcio Costa.