Praça do Marco Zero

A Praça Barão do Rio Branco ou Praça do Marco Zero é o ponto de origem da cidade de Recife – PE e um marco cultural no centro histórico da capital pernambucana.

A Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida pelos moradores e turistas como Praça do Marco Zero, é um dos pontos turísticos obrigatórios de quem visita a capital pernambucana Recife – PE. Localizada no Centro Histórico, mais precisamente na região do Recife Antigo, a Praça do Marco Zero abriga a cultura e a história da cidade. A Praça do Marco Zero recebe esse nome por ter sido o ponto inicial para a formação e fundação da cidade de Recife.

O Marco Zero da cidade de Recife está localizado na Praça Barão do Rio Branco e está simbolizado a partir de uma placa instalada no local em 1938. Além disso, a Praça abriga a estátua do Barão do Rio Branco, que possui 2,8m de altura e foi esculpida pelo escultor francês Félix Charpentier. A Praça do Marco Zero também possui uma atração marcante representada por uma obra de arte; um painel de Rosa dos Ventos produzido pelo artista pernambucano Cícero Dias, de 20 metros de diâmetro, produzido a partir de pedras de quartzo e granito coloridos, inspirado na tela “Eu vi o mundo...Ele começava do Recife”.

A Praça do Marco Zero recebe diariamente um grande número de visitantes, principalmente durante o Carnaval, onde é comum encontrar diversas manifestações culturais, como apresentações de frevo. Além disso, a Praça é um ponto de partida para diversos outros pontos turísticos da capital pernambucana. Como, por exemplo, o Parque das Esculturas Francisco Brennand, que está localizado em frente à Praça do Marco Zero e reúne dezenas de obras de arte do artista plástico Francisco Brennand. Outra visita obrigatória é o Centro de Artesanato de Pernambuco, que está localizado na Praça e possui mais de 25.000 peças à venda, dos mais de 1,8 mil artesãos pernambucanos. A Caixa Cultural Recife também é outro ponto turístico localizado na região da Praça do Marco Zero, um centro cultural que conta com diversas galerias de arte e teatro.

A Praça do Marco Zero é um ponto obrigatório para quem está de viagem marcada para Recife; além de ser um epicentro da cultura pernambucana, o local possui uma vista incrível do Rio Capibaribe. E para fechar o passeio com chave de ouro, vale uma visita ao Armazém do Porto, que possui diversas opções de bares e restaurantes com comidas típicas do Nordeste. E aí, bora reservar sua próxima viagem?

Ver rotas de ônibus para Praça do Marco Zero

Praça da Liberdade

Mais do que um ponto de encontro dos mineiros, a Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é um verdadeiro conjunto arquitetônico e complexo cultural da cidade.

Vista aérea da Praça da Liberdade, complexo cultural de Belo Horizonte - MG,
Vista aérea da Praça da Liberdade, complexo cultural de Belo Horizonte - MG,

A Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é o ponto de partida para um dos maiores complexos arquitetônicos e paisagísticos do país. Localizada na região da Savassi na capital mineira, a Praça marca o encontro de 4 importantes avenidas da cidade e se destaca pela sua grandeza, imponência e beleza dos seus grandes jardins e prédios históricos. Aliás, ela é considerada uma das praças mais importantes de Belo Horizonte - MG.

A Praça da Liberdade começou a ser construída no final do século 19 para ser a nova sede do poder mineiro. Dessa forma, o projeto arquitetônico previa a construção de diversos prédios, que abrigassem as Secretarias do Estado e os Palácios do Governo - todos seguindo o estilo arquitetônico neoclássico. A Praça foi oficialmente inaugurada em 1898 e foi palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história mineira. Ao longo da década de 40, 50 e 60, diversos prédios importantes da cidade foram incorporados ao complexo da Praça da Liberdade, como o Palácio Cristo Rei, o Edifício Niemeyer, a Biblioteca Pública e muito mais.

Os jardins da Praça da Liberdade, inspirados no Palácio de Versalhes na França, a Fonte Luminosa e o Coreto são detalhes que garantem a beleza e a grandiosidade da Praça da Liberdade. Não é à toa que todo o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 1977. Em 2010, foi inaugurada a Cidade Administrativa de Belo Horizonte - MG e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a Região Norte da capital mineira. O que antes eram secretarias, tornaram-se centros culturais, museus e importantes salas de exposição. Dessa maneira, nasceu o Circuito Cultural da Praça da Liberdade - são mais de 20 instituições localizadas no entorno da Praça da Liberdade, que contam a história da cidade e formam um dos maiores complexos culturais do país.

Quem visita a Praça da Liberdade se surpreende com a beleza de seus jardins, mas também pode conhecer outros prédios importantes, como o Palácio da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, o Edifício Niemeyer e muito mais. São tantas opções que nem sabemos por onde começar. Na dúvida, tire um dia todo para explorar os prédios históricos; ao final do dia, tome um belo café sob a sombra das palmeiras dos jardins da Praça da Liberdade e aproveite a visita!

Ver rotas de ônibus para Praça da Liberdade

Praça Sete de Setembro

Marco zero do centro da capital mineira, a Praça Sete de Setembro é a mais movimentada de Belo Horizonte - MG e abriga um importante monumento da cidade.

Praça Sete de Setembro em Belo Horizonte - MG, com Obelisco ao centro.
Praça Sete de Setembro em Belo Horizonte - MG, com Obelisco ao centro.

A Praça Sete de Setembro, também conhecida como Praça Sete, é a praça mais movimentada da cidade de Belo Horizonte - MG. E não é pra menos: ela está localizada entre o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, as mais importantes da capital mineira. A praça tem uma grande importância para a região por ser um símbolo que representa o marco zero do centro do município, abrigando um dos monumentos mais importantes da cidade: o Obelisco.

Localizado bem no centro da Praça Sete, o Obelisco foi doado pela população da cidade vizinha de Betim aos habitantes da capital mineira, devido à comemoração do Centenário da Independência do Brasil. O monumento, mais conhecido pelos moradores como “Pirulito”, é feito de granito e é um dos símbolos dessa famosa praça.

Por estar ao redor de locais importantes para a história de Belo Horizonte, uma visita à Praça Sete de Setembro é uma oportunidade para conhecer outros pontos turísticos da cidade, como o Cine Teatro Brasil, o Banco da Lavoura e o prédio do Banco Mineiro da Produção, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Nas proximidades, você também encontrará bons restaurantes para provar um pouco da culinária da região. E são por todos esses motivos que a Praça Sete merece um lugarzinho especial no seu roteiro de viagem para Belo Horizonte!

Ver rotas de ônibus para Praça Sete de Setembro

Pracinha de Boa Viagem

Localizada no coração da cidade de Recife – PE, a Pracinha de Boa Viagem é parada obrigatória nos roteiros turísticos de quem visita a capital pernambucana.

Pracinha da Boa Viagem vista de cima em Recife - PE.
Pracinha da Boa Viagem vista de cima em Recife - PE.

A Praia de Boa Viagem no Recife – PE foi eternizada na voz de Alceu Valença e todo o seu entorno faz parte dos roteiros turísticos de quem visita a capital pernambucana. É por isso que a Pracinha de Boa Viagem se tornou um ponto de encontro de moradores e turistas, que apreciam a bela vista do mar e conferem as atrações localizadas na região. A Pracinha de Boa Viagem é palco para uma das feirinhas regionais mais clássicas da cidade, a Feirinha de Boa Viagem – ela começa no fim de tarde e se estende até à noite todos os dias, com mais de 200 barraquinhas de artesanato, lembrancinhas e delícias gastronômicas regionais, como tapioca, cuscuz e acarajé.

 Além disso, a Pracinha de Boa Viagem carrega pedaços da história de Recife. Lá você encontra o famoso Obelisco, que marca algumas datas importantes para o povo pernambucano, como a Revolução Pernambucana e a vitória sob os holandeses em 1654. Outro ponto turístico clássico localizado na Pracinha de Boa Viagem é a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, o templo católico mais antigo da região que inaugurou o bairro em 1707. Além disso, a Pracinha recebe apresentações artísticas e culturais durante o ano todo.

 Quem visita a Pracinha de Boa Viagem terá diversas opções de restaurantes típicos e tradicionais da cidade, além de ter uma visão privilegiada do mar de Boa Viagem – a dica é aproveitar o entardecer e registrar o belo pôr-do-sol!

Ver rotas de ônibus para Pracinha de Boa Viagem

Praça do Papa

Localizada a mais de 1000m de altitude e abençoada pelo Papa João Paulo II, a Praça do Papa proporciona uma vista incrível da cidade de Belo Horizonte - MG.

Vista de cima da Praça Israel Pinheiro em Belo Horizonte - MG, mais conhecida como Praça do Papa.
Vista de cima da Praça Israel Pinheiro em Belo Horizonte - MG, mais conhecida como Praça do Papa.

Localizada no bairro das Mangabeiras em Belo Horizonte - MG, a Praça do Papa é considerada um dos principais cartões-postais da cidade e é uma das mais conhecida da capital mineira. E não é só pelo fato dela ser literalmente "abençoada", a Praça do Papa se destaca por ser uma das áreas de lazer mais procuradas pelos turistas devido à sua beleza natural e uma paisagem de tirar o fôlego.

A Praça do Papa teve sua história alterada a partir do desembarque do Papa Pontífice João Paulo II ao local em 1980, momento muito marcante e histórico para todo o estado de Minas Gerais. Na época, mais de 2 milhões de pessoas estiveram presentes na região para saudar o Papa João Paulo II durante todo o seu trajeto pela capital, partindo do Aeroporto da Pampulha. Foi assim que a Praça Israel Pinheiro passou a ser conhecida como a Praça do Papa.

Localizada no ponto mais alto de Belo Horizonte, a Praça recebeu um monumento que se diferencia da paisagem interiorana da capital mineira; é o "Monumento à Paz", que foi inaugurado em 1983 após uma missa assistida por cerca de quatro mil pessoas. 

A Praça do Papa tem uma das mais belas visões da capital mineira. Foi esta paisagem que levou o Papa a dizer: "vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade à frente e dizer belo horizonte”. Seja pelo seu significado histórico e religioso ou pela bela vista que a Praça proporciona, vale a pena conhecer esse ponto turístico durante sua viagem para Belo Horizonte - MG.

Ver rotas de ônibus para Praça do Papa

Praça das Águas

Conhecida por ser um aquário a céu aberto, a Praça das Águas em Cabo Frio - RJ é o ponto de encontro perfeito para um final de tarde incrível à beira mar.

Vista da Praça das Águas na orla da Praia do Forte em Cabo Frio - RJ.
Vista da Praça das Águas na orla da Praia do Forte em Cabo Frio - RJ.

Localizada na orla da praia mais famosa de Cabo Frio - RJ, a Praia do Forte, a Praça das Águas é um dos lugares mais visitados pelos turistas que vão à cidade litorânea. Mais conhecida por ser um aquário a céu aberto, por conta da quantidade de peixinhos que nadam no lago principal, é impossível passar por lá e não parar para apreciar o local e o visual que a Praça oferece aos turistas. Com uma arquitetura característica, a Praça das Águas é feita por pedras e fontes com luzes coloridas, que encantam os visitantes de todas as idades e tornam a orla mais famosa de Cabo Frio - RJ ainda mais bonita.

Por conta de toda sua beleza e localização estratégica, a Praça das Águas é um dos locais mais visitados da região de Cabo Frio - RJ. O local possui um lago com armazenamento de 1 milhão e 500 mil litros de água, cerca de 28 postes com lâmpadas led de modelos "standard" com diversas variações e mudanças de coloração. Tudo isso em uma área de quase 1,6 m².

Durante o Carnaval, por exemplo, a Praça das Águas é o ponto de encontro dos turistas, com trio elétrico e muita agitação. Mas fora do período de festas, é legal ir com toda a família na Praça das Águas, fazer caminhadas ou curtir um dos mais belos visuais de pôr-do-sol da cidade, com a visão da Praia do Forte ao fundo. Além disso, toda a orla possui uma série de opções de restaurantes, quiosques e lojinhas para turistar. Se você está à procura de uma paisagem incrível e um local com uma infraestrutura diferenciada para um passeio durante sua viagem para Cabo Frio - RJ, a Praça das Águas é o destino perfeito.

Ver rotas de ônibus para Praça das Águas

Praça Tiradentes

Vista aérea da Praça Tiradentes em Curitiba - PR.
Vista aérea da Praça Tiradentes em Curitiba - PR.

A Praça Tiradentes é um espaço público do município de Curitiba, capital do estado do Paraná, no Brasil. Com 9.026 m², é sua mais antiga praça e considerada oficialmente o local onde a cidade nasceu.

De acordo com a lenda, o lugar foi escolhido pelo cacique Tindiqüera, da tribo Tingüi, para a transferência dos primeiros habitantes da região, até então, acampados às margens do rio Atuba, onde hoje situa-se o Bairro Alto. Na praça encontra-se o monolito que registra o local do pelourinho levantado por Gabriel de Lara, em 29 de março de 1693, com a Cruz da Ordem de Cristo, que simboliza o poder legalmente constituído pelo rei de Portugal, a justiça e a caracterização das vilas. Junto ao monolito está o Marco Zero da cidade, utilizado para referências geodésicas, de onde são medidas e encontradas todas as distâncias, assinaladas as direções de Santa Catarina, "Iguassu", São Paulo e Paranaguá, como também a referência de nível de Curitiba.

Ver rotas de ônibus para Praça Tiradentes

Praça do Ferreira

A Praça do Ferreira é uma praça do centro de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Com uma área de 7.603 metros quadrados, foi declarada Marco Histórico e Patrimonial da cidade. Um dos destaques do local é um relógio localizado no centro da praça, construído em 1933 e que ficou popularmente conhecido como Coluna da Hora. Em 1945, a praça foi batizada de "Coração da Cidade", denominação que persiste até hoje.

Ver rotas de ônibus para Praça do Ferreira

Praça Ary Coelho

A Praça Ary Coelho fica no coração de Campo Grande - MS e ocupa o posto de maior espaço verde da capital, com mais de 10.000m² de vegetação e lindas paisagens.

Vista aérea da Praça Ary Coelho iluminada durante a noite em Campo Grande - MS.
Vista aérea da Praça Ary Coelho iluminada durante a noite em Campo Grande - MS.

Localizada no coração de Campo Grande - MS, a Praça Ary Coelho fica no centro da capital sul-mato-grossense e é um ótimo lugar para fazer encontros ao ar livre. Com mais de 10.000 metros quadrados de áreas verdes, a praça abriga um lindo chafariz e a estátua do ex-prefeito Ary Coelho - duas particularidades que tornam o local memorável para os turistas e moradores.

Com uma grande área arborizada e estrutura de lazer, a Praça Ary Coelho proporciona momentos de descontração e já se tornou uma tradição em Campo Grande. Uma curiosidade é que a praça já foi palco de alguns mistérios para os moradores da região, isso porque até o ano de 1887 o espaço servia como o principal cemitério da cidade, motivo que fez com que surgissem muitas lendas urbanas envolvendo o local.

A praça foi revitalizada ao longo dos anos e atualmente é um ótimo ambiente para fazer piqueniques, sentar para conversar com os amigos ou passear de bicicleta. Ao redor você vai encontrar boas opções de restaurantes para almoçar, e o acesso ao local é super fácil: basta seguir pela famosa Avenida Afonso Pena e entrar na Rua 14 de Julho. Ah, e quando estiver por lá na sua próxima viagem para Campo Grande, não deixe de tirar uma foto no chafariz, considerado um dos cartões-postais da cidade e que costuma ficar iluminado durante a noite.

Ver rotas de ônibus para Praça Ary Coelho

Destinos mais procurados