Praça do Marco Zero, Praça da Liberdade, Praça Sete de Setembro, entre outros. Dicas sobre melhores praças no Brasil.
Praça do Marco Zero
A Praça Barão do Rio Branco ou Praça do Marco Zero é o ponto de origem da cidade de Recife – PE e um marco cultural no centro histórico da capital pernambucana.
A Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida pelos moradores e turistas como Praça do Marco Zero, é um dos pontos turísticos obrigatórios de quem visita a capital pernambucana Recife – PE. Localizada no Centro Histórico, mais precisamente na região do Recife Antigo, a Praça do Marco Zero abriga a cultura e a história da cidade. A Praça do Marco Zero recebe esse nome por ter sido o ponto inicial para a formação e fundação da cidade de Recife.
O Marco Zero da cidade de Recife está localizado na Praça Barão do Rio Branco e está simbolizado a partir de uma placa instalada no local em 1938. Além disso, a Praça abriga a estátua do Barão do Rio Branco, que possui 2,8m de altura e foi esculpida pelo escultor francês Félix Charpentier. A Praça do Marco Zero também possui uma atração marcante representada por uma obra de arte; um painel de Rosa dos Ventos produzido pelo artista pernambucano Cícero Dias, de 20 metros de diâmetro, produzido a partir de pedras de quartzo e granito coloridos, inspirado na tela “Eu vi o mundo...Ele começava do Recife”.
A Praça do Marco Zero recebe diariamente um grande número de visitantes, principalmente durante o Carnaval, onde é comum encontrar diversas manifestações culturais, como apresentações de frevo. Além disso, a Praça é um ponto de partida para diversos outros pontos turísticos da capital pernambucana. Como, por exemplo, o Parque das Esculturas Francisco Brennand, que está localizado em frente à Praça do Marco Zero e reúne dezenas de obras de arte do artista plástico Francisco Brennand. Outra visita obrigatória é o Centro de Artesanato de Pernambuco, que está localizado na Praça e possui mais de 25.000 peças à venda, dos mais de 1,8 mil artesãos pernambucanos. A Caixa Cultural Recife também é outro ponto turístico localizado na região da Praça do Marco Zero, um centro cultural que conta com diversas galerias de arte e teatro.
A Praça do Marco Zero é um ponto obrigatório para quem está de viagem marcada para Recife; além de ser um epicentro da cultura pernambucana, o local possui uma vista incrível do Rio Capibaribe. E para fechar o passeio com chave de ouro, vale uma visita ao Armazém do Porto, que possui diversas opções de bares e restaurantes com comidas típicas do Nordeste. E aí, bora reservar sua próxima viagem?
Mais do que um ponto de encontro dos mineiros, a Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é um verdadeiro conjunto arquitetônico e complexo cultural da cidade.
A Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é o ponto de partida para um dos maiores complexos arquitetônicos e paisagísticos do país. Localizada na região da Savassi na capital mineira, a Praça marca o encontro de 4 importantes avenidas da cidade e se destaca pela sua grandeza, imponência e beleza dos seus grandes jardins e prédios históricos. Aliás, ela é considerada uma das praças mais importantes de Belo Horizonte - MG.
A Praça da Liberdade começou a ser construída no final do século 19 para ser a nova sede do poder mineiro. Dessa forma, o projeto arquitetônico previa a construção de diversos prédios, que abrigassem as Secretarias do Estado e os Palácios do Governo - todos seguindo o estilo arquitetônico neoclássico. A Praça foi oficialmente inaugurada em 1898 e foi palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história mineira. Ao longo da década de 40, 50 e 60, diversos prédios importantes da cidade foram incorporados ao complexo da Praça da Liberdade, como o Palácio Cristo Rei, o Edifício Niemeyer, a Biblioteca Pública e muito mais.
Os jardins da Praça da Liberdade, inspirados no Palácio de Versalhes na França, a Fonte Luminosa e o Coreto são detalhes que garantem a beleza e a grandiosidade da Praça da Liberdade. Não é à toa que todo o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 1977. Em 2010, foi inaugurada a Cidade Administrativa de Belo Horizonte - MG e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a Região Norte da capital mineira. O que antes eram secretarias, tornaram-se centros culturais, museus e importantes salas de exposição. Dessa maneira, nasceu o Circuito Cultural da Praça da Liberdade - são mais de 20 instituições localizadas no entorno da Praça da Liberdade, que contam a história da cidade e formam um dos maiores complexos culturais do país.
Quem visita a Praça da Liberdade se surpreende com a beleza de seus jardins, mas também pode conhecer outros prédios importantes, como o Palácio da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, o Edifício Niemeyer e muito mais. São tantas opções que nem sabemos por onde começar. Na dúvida, tire um dia todo para explorar os prédios históricos; ao final do dia, tome um belo café sob a sombra das palmeiras dos jardins da Praça da Liberdade e aproveite a visita!
Marco zero do centro da capital mineira, a Praça Sete de Setembro é a mais movimentada de Belo Horizonte - MG e abriga um importante monumento da cidade.
A Praça Sete de Setembro, também conhecida como Praça Sete, é a praça mais movimentada da cidade de Belo Horizonte - MG. E não é pra menos: ela está localizada entre o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, as mais importantes da capital mineira. A praça tem uma grande importância para a região por ser um símbolo que representa o marco zero do centro do município, abrigando um dos monumentos mais importantes da cidade: o Obelisco.
Localizado bem no centro da Praça Sete, o Obelisco foi doado pela população da cidade vizinha de Betim aos habitantes da capital mineira, devido à comemoração do Centenário da Independência do Brasil. O monumento, mais conhecido pelos moradores como “Pirulito”, é feito de granito e é um dos símbolos dessa famosa praça.
Por estar ao redor de locais importantes para a história de Belo Horizonte, uma visita à Praça Sete de Setembro é uma oportunidade para conhecer outros pontos turísticos da cidade, como o Cine Teatro Brasil, o Banco da Lavoura e o prédio do Banco Mineiro da Produção, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Nas proximidades, você também encontrará bons restaurantes para provar um pouco da culinária da região. E são por todos esses motivos que a Praça Sete merece um lugarzinho especial no seu roteiro de viagem para Belo Horizonte!
Localizada no coração da cidade de Recife – PE, a Pracinha de Boa Viagem é parada obrigatória nos roteiros turísticos de quem visita a capital pernambucana.
A Praia de Boa Viagem no Recife – PE foi eternizada na voz de Alceu Valença e todo o seu entorno faz parte dos roteiros turísticos de quem visita a capital pernambucana. É por isso que a Pracinha de Boa Viagem se tornou um ponto de encontro de moradores e turistas, que apreciam a bela vista do mar e conferem as atrações localizadas na região. A Pracinha de Boa Viagem é palco para uma das feirinhas regionais mais clássicas da cidade, a Feirinha de Boa Viagem – ela começa no fim de tarde e se estende até à noite todos os dias, com mais de 200 barraquinhas de artesanato, lembrancinhas e delícias gastronômicas regionais, como tapioca, cuscuz e acarajé.
Além disso, a Pracinha de Boa Viagem carrega pedaços da história de Recife. Lá você encontra o famoso Obelisco, que marca algumas datas importantes para o povo pernambucano, como a Revolução Pernambucana e a vitória sob os holandeses em 1654. Outro ponto turístico clássico localizado na Pracinha de Boa Viagem é a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, o templo católico mais antigo da região que inaugurou o bairro em 1707. Além disso, a Pracinha recebe apresentações artísticas e culturais durante o ano todo.
Quem visita a Pracinha de Boa Viagem terá diversas opções de restaurantes típicos e tradicionais da cidade, além de ter uma visão privilegiada do mar de Boa Viagem – a dica é aproveitar o entardecer e registrar o belo pôr-do-sol!
Localizada a mais de 1000m de altitude e abençoada pelo Papa João Paulo II, a Praça do Papa proporciona uma vista incrível da cidade de Belo Horizonte - MG.
Localizada no bairro das Mangabeiras em Belo Horizonte - MG, a Praça do Papa é considerada um dos principais cartões-postais da cidade e é uma das mais conhecida da capital mineira. E não é só pelo fato dela ser literalmente "abençoada", a Praça do Papa se destaca por ser uma das áreas de lazer mais procuradas pelos turistas devido à sua beleza natural e uma paisagem de tirar o fôlego.
A Praça do Papa teve sua história alterada a partir do desembarque do Papa Pontífice João Paulo II ao local em 1980, momento muito marcante e histórico para todo o estado de Minas Gerais. Na época, mais de 2 milhões de pessoas estiveram presentes na região para saudar o Papa João Paulo II durante todo o seu trajeto pela capital, partindo do Aeroporto da Pampulha. Foi assim que a Praça Israel Pinheiro passou a ser conhecida como a Praça do Papa.
Localizada no ponto mais alto de Belo Horizonte, a Praça recebeu um monumento que se diferencia da paisagem interiorana da capital mineira; é o "Monumento à Paz", que foi inaugurado em 1983 após uma missa assistida por cerca de quatro mil pessoas.
A Praça do Papa tem uma das mais belas visões da capital mineira. Foi esta paisagem que levou o Papa a dizer: "vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade à frente e dizer belo horizonte”. Seja pelo seu significado histórico e religioso ou pela bela vista que a Praça proporciona, vale a pena conhecer esse ponto turístico durante sua viagem para Belo Horizonte - MG.
Conhecida por ser um aquário a céu aberto, a Praça das Águas em Cabo Frio - RJ é o ponto de encontro perfeito para um final de tarde incrível à beira mar.
Localizada na orla da praia mais famosa de Cabo Frio - RJ, a Praia do Forte, a Praça das Águas é um dos lugares mais visitados pelos turistas que vão à cidade litorânea. Mais conhecida por ser um aquário a céu aberto, por conta da quantidade de peixinhos que nadam no lago principal, é impossível passar por lá e não parar para apreciar o local e o visual que a Praça oferece aos turistas. Com uma arquitetura característica, a Praça das Águas é feita por pedras e fontes com luzes coloridas, que encantam os visitantes de todas as idades e tornam a orla mais famosa de Cabo Frio - RJ ainda mais bonita.
Por conta de toda sua beleza e localização estratégica, a Praça das Águas é um dos locais mais visitados da região de Cabo Frio - RJ. O local possui um lago com armazenamento de 1 milhão e 500 mil litros de água, cerca de 28 postes com lâmpadas led de modelos "standard" com diversas variações e mudanças de coloração. Tudo isso em uma área de quase 1,6 m².
Durante o Carnaval, por exemplo, a Praça das Águas é o ponto de encontro dos turistas, com trio elétrico e muita agitação. Mas fora do período de festas, é legal ir com toda a família na Praça das Águas, fazer caminhadas ou curtir um dos mais belos visuais de pôr-do-sol da cidade, com a visão da Praia do Forte ao fundo. Além disso, toda a orla possui uma série de opções de restaurantes, quiosques e lojinhas para turistar. Se você está à procura de uma paisagem incrível e um local com uma infraestrutura diferenciada para um passeio durante sua viagem para Cabo Frio - RJ, a Praça das Águas é o destino perfeito.
A Praça Tiradentes é um espaço público do município de Curitiba, capital do estado do Paraná, no Brasil. Com 9.026 m², é sua mais antiga praça e considerada oficialmente o local onde a cidade nasceu.
De acordo com a lenda, o lugar foi escolhido pelo cacique Tindiqüera, da tribo Tingüi, para a transferência dos primeiros habitantes da região, até então, acampados às margens do rio Atuba, onde hoje situa-se o Bairro Alto. Na praça encontra-se o monolito que registra o local do pelourinho levantado por Gabriel de Lara, em 29 de março de 1693, com a Cruz da Ordem de Cristo, que simboliza o poder legalmente constituído pelo rei de Portugal, a justiça e a caracterização das vilas. Junto ao monolito está o Marco Zero da cidade, utilizado para referências geodésicas, de onde são medidas e encontradas todas as distâncias, assinaladas as direções de Santa Catarina, "Iguassu", São Paulo e Paranaguá, como também a referência de nível de Curitiba.
A Praça do Ferreira é uma praça do centro de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Com uma área de 7.603 metros quadrados, foi declarada Marco Histórico e Patrimonial da cidade. Um dos destaques do local é um relógio localizado no centro da praça, construído em 1933 e que ficou popularmente conhecido como Coluna da Hora. Em 1945, a praça foi batizada de "Coração da Cidade", denominação que persiste até hoje.
A Praça Ary Coelho fica no coração de Campo Grande - MS e ocupa o posto de maior espaço verde da capital, com mais de 10.000m² de vegetação e lindas paisagens.
Localizada no coração de Campo Grande - MS, a Praça Ary Coelho fica no centro da capital sul-mato-grossense e é um ótimo lugar para fazer encontros ao ar livre. Com mais de 10.000 metros quadrados de áreas verdes, a praça abriga um lindo chafariz e a estátua do ex-prefeito Ary Coelho - duas particularidades que tornam o local memorável para os turistas e moradores.
Com uma grande área arborizada e estrutura de lazer, a Praça Ary Coelho proporciona momentos de descontração e já se tornou uma tradição em Campo Grande. Uma curiosidade é que a praça já foi palco de alguns mistérios para os moradores da região, isso porque até o ano de 1887 o espaço servia como o principal cemitério da cidade, motivo que fez com que surgissem muitas lendas urbanas envolvendo o local.
A praça foi revitalizada ao longo dos anos e atualmente é um ótimo ambiente para fazer piqueniques, sentar para conversar com os amigos ou passear de bicicleta. Ao redor você vai encontrar boas opções de restaurantes para almoçar, e o acesso ao local é super fácil: basta seguir pela famosa Avenida Afonso Pena e entrar na Rua 14 de Julho. Ah, e quando estiver por lá na sua próxima viagem para Campo Grande, não deixe de tirar uma foto no chafariz, considerado um dos cartões-postais da cidade e que costuma ficar iluminado durante a noite.