Praça do Marco Zero

A Praça Barão do Rio Branco ou Praça do Marco Zero é o ponto de origem da cidade de Recife – PE e um marco cultural no centro histórico da capital pernambucana.

A Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida pelos moradores e turistas como Praça do Marco Zero, é um dos pontos turísticos obrigatórios de quem visita a capital pernambucana Recife – PE. Localizada no Centro Histórico, mais precisamente na região do Recife Antigo, a Praça do Marco Zero abriga a cultura e a história da cidade. A Praça do Marco Zero recebe esse nome por ter sido o ponto inicial para a formação e fundação da cidade de Recife.

O Marco Zero da cidade de Recife está localizado na Praça Barão do Rio Branco e está simbolizado a partir de uma placa instalada no local em 1938. Além disso, a Praça abriga a estátua do Barão do Rio Branco, que possui 2,8m de altura e foi esculpida pelo escultor francês Félix Charpentier. A Praça do Marco Zero também possui uma atração marcante representada por uma obra de arte; um painel de Rosa dos Ventos produzido pelo artista pernambucano Cícero Dias, de 20 metros de diâmetro, produzido a partir de pedras de quartzo e granito coloridos, inspirado na tela “Eu vi o mundo...Ele começava do Recife”.

A Praça do Marco Zero recebe diariamente um grande número de visitantes, principalmente durante o Carnaval, onde é comum encontrar diversas manifestações culturais, como apresentações de frevo. Além disso, a Praça é um ponto de partida para diversos outros pontos turísticos da capital pernambucana. Como, por exemplo, o Parque das Esculturas Francisco Brennand, que está localizado em frente à Praça do Marco Zero e reúne dezenas de obras de arte do artista plástico Francisco Brennand. Outra visita obrigatória é o Centro de Artesanato de Pernambuco, que está localizado na Praça e possui mais de 25.000 peças à venda, dos mais de 1,8 mil artesãos pernambucanos. A Caixa Cultural Recife também é outro ponto turístico localizado na região da Praça do Marco Zero, um centro cultural que conta com diversas galerias de arte e teatro.

A Praça do Marco Zero é um ponto obrigatório para quem está de viagem marcada para Recife; além de ser um epicentro da cultura pernambucana, o local possui uma vista incrível do Rio Capibaribe. E para fechar o passeio com chave de ouro, vale uma visita ao Armazém do Porto, que possui diversas opções de bares e restaurantes com comidas típicas do Nordeste. E aí, bora reservar sua próxima viagem?

Ver rotas de ônibus para Praça do Marco Zero

Pracinha de Boa Viagem

Localizada no coração da cidade de Recife – PE, a Pracinha de Boa Viagem é parada obrigatória nos roteiros turísticos de quem visita a capital pernambucana.

Pracinha da Boa Viagem vista de cima em Recife - PE.
Pracinha da Boa Viagem vista de cima em Recife - PE.

A Praia de Boa Viagem no Recife – PE foi eternizada na voz de Alceu Valença e todo o seu entorno faz parte dos roteiros turísticos de quem visita a capital pernambucana. É por isso que a Pracinha de Boa Viagem se tornou um ponto de encontro de moradores e turistas, que apreciam a bela vista do mar e conferem as atrações localizadas na região. A Pracinha de Boa Viagem é palco para uma das feirinhas regionais mais clássicas da cidade, a Feirinha de Boa Viagem – ela começa no fim de tarde e se estende até à noite todos os dias, com mais de 200 barraquinhas de artesanato, lembrancinhas e delícias gastronômicas regionais, como tapioca, cuscuz e acarajé.

 Além disso, a Pracinha de Boa Viagem carrega pedaços da história de Recife. Lá você encontra o famoso Obelisco, que marca algumas datas importantes para o povo pernambucano, como a Revolução Pernambucana e a vitória sob os holandeses em 1654. Outro ponto turístico clássico localizado na Pracinha de Boa Viagem é a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, o templo católico mais antigo da região que inaugurou o bairro em 1707. Além disso, a Pracinha recebe apresentações artísticas e culturais durante o ano todo.

 Quem visita a Pracinha de Boa Viagem terá diversas opções de restaurantes típicos e tradicionais da cidade, além de ter uma visão privilegiada do mar de Boa Viagem – a dica é aproveitar o entardecer e registrar o belo pôr-do-sol!

Ver rotas de ônibus para Pracinha de Boa Viagem

Destinos mais procurados