Praça dos Girassóis
A Praça dos Girassóis localizada em Palmas - TO faz parte da história da capital tocantinense, sendo um dos símbolos do estado do Tocantins. É uma das maiores praças do mundo em tamanho.
Na Praça dos Girassóis há uma dezena de atrativos que contam a história do povo tocantinense. Na ala norte, é possível visitar o Monumento à Bíblia, que fica bem ao centro da imagem da Rosa dos Ventos, desenhada no chão em pedras portuguesas. A escultura tem a forma de um homem com os braços estendidos ao céu, sustentando nas mãos a Bíblia Sagrada. Ainda neste lado da praça, a Fonte Luminosa encanta os visitantes com jatos de água que chegam a 15 metros de altura. Neste mesmo local, os visitantes se reúnem nos quiosques e no parquinho para um programa em família.
Já na ala norte, é possível conhecer o Relógio do Sol, passear pela Praça Krahô, homenagem aos povos indígenas, conferir o local onde está a Catedral Metropolitana de Palmas e tirar fotos na Cascata, que representa os rios e as cachoeiras do Tocantins.
Ainda na Praça dos Girassóis, impossível não perceber o monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana, que relembra a revolta de 1922 contra a República Velha no Rio de Janeiro, e que teve como líder o tenente Siqueira Campos. Próximo a estas esculturas de bronze está o Memorial Coluna Prestes, obra do arquiteto Oscar Niemeyer e que lembra a passagem da Coluna Prestes pelo Tocantins entre 1920 e 1930.