Praça das Águas, Praça da Baleia, Praça General Osório, entre outros. Dicas sobre melhores praças no Rio de Janeiro.
Praça das Águas
Conhecida por ser um aquário a céu aberto, a Praça das Águas em Cabo Frio - RJ é o ponto de encontro perfeito para um final de tarde incrível à beira mar.
Localizada na orla da praia mais famosa de Cabo Frio - RJ, a Praia do Forte, a Praça das Águas é um dos lugares mais visitados pelos turistas que vão à cidade litorânea. Mais conhecida por ser um aquário a céu aberto, por conta da quantidade de peixinhos que nadam no lago principal, é impossível passar por lá e não parar para apreciar o local e o visual que a Praça oferece aos turistas. Com uma arquitetura característica, a Praça das Águas é feita por pedras e fontes com luzes coloridas, que encantam os visitantes de todas as idades e tornam a orla mais famosa de Cabo Frio - RJ ainda mais bonita.
Por conta de toda sua beleza e localização estratégica, a Praça das Águas é um dos locais mais visitados da região de Cabo Frio - RJ. O local possui um lago com armazenamento de 1 milhão e 500 mil litros de água, cerca de 28 postes com lâmpadas led de modelos "standard" com diversas variações e mudanças de coloração. Tudo isso em uma área de quase 1,6 m².
Durante o Carnaval, por exemplo, a Praça das Águas é o ponto de encontro dos turistas, com trio elétrico e muita agitação. Mas fora do período de festas, é legal ir com toda a família na Praça das Águas, fazer caminhadas ou curtir um dos mais belos visuais de pôr-do-sol da cidade, com a visão da Praia do Forte ao fundo. Além disso, toda a orla possui uma série de opções de restaurantes, quiosques e lojinhas para turistar. Se você está à procura de uma paisagem incrível e um local com uma infraestrutura diferenciada para um passeio durante sua viagem para Cabo Frio - RJ, a Praça das Águas é o destino perfeito.
A Praça da Baleia é um dos pontos mais visitados de Rio das Ostras - RJ, sendo considerada uma área de lazer e contemplação da cidade. Localizada no final da Praia de Costazul, a praça se destaca por uma estátua de baleia Jubarte. A obra possui 20 metros de comprimento e estrutura metálica recoberta com chapas de bronze, feita pelo artista plástico Roberto Sá, conhecido internacionalmente pelas esculturas hiper-realistas.
A Praça General Osório é uma praça em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro. Foi aberta pelo Barão de Ipanema (fundador da Vila Ipanema) para início do loteamento da Vila em 1894.
No centro da praça localiza-se o Chafariz das Saracuras, datado de 1795 e atribuído ao escultor colonial Mestre Valentim. Originalmente, o chafariz esteve no claustro do Convento da Ajuda da cidade. Quando o edifício foi demolido, em 1911, o chafariz foi trazido à praça de Ipanema. Desde 1968, a praça recebe aos domingos a Feira Hippie de Ipanema. Em dezembro de 2009 foi inaugurada a estação do metrô General Osório/Ipanema, estação terminal da linha 1, conectando o bairro à rede metropolitana da cidade. Atualmente, cogita-se a construção de um estacionamento subterrâneo sob a praça.
A Praça da Liberdade, oficialmente designada como Praça Rui Barbosa, é um espaço público localizado no Centro histórico da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Com cerca de 22 mil m², é a maior praça no centro da cidade, bem como um dos mais notáveis pontos de lazer e turismo na região, já que se localiza em posição estratégica em relação a pontos como a Catedral de Petrópolis, o Museu Imperial, a Avenida Koeler, a Rua 16 de Março e a Cervejaria Bohemia.
A Praça Nossa Senhora da Paz, é um logradouro público da Cidade do Rio de Janeiro, situada no bairro de Ipanema. Está localizada entre as Ruas Visconde de Pirajá, Joana Angélica, Barão da Torre e Maria Quitéria. Integrou o projeto de urbanização do bairro coordenado pelo Barão de Ipanema a partir de 1894, sendo inaugurada oficialmente em 31 de outubro de 1917, com o nome de Praça Souza Ferreira.
Recebeu o primeiro ajardinamento em 1932 e a atual denominação em 1936, por causa da proximidade com a igreja do mesmo nome.
Ao centro foi erguido em 1931 um imponente monumento com a estátua do Senador Pinheiro Machado, como homenagem a um dos importantes paladinos dos ideais republicanos no Brasil, obra do famoso escultor Hildegardo Leão Veloso. Foi redesenhada entre 1956 e 1957, segundo o projeto de Carlos Perry e teve o seu patrimônio artístico enriquecido em 1989 pela escultura da artista plástica Lúcia Guerreiro, representando duas crianças brincando de roda, no centro de um lago. Em 2016, recebeu a estação de metrô Nossa Senhora da Paz, da linha 4, com dois acessos nas extremidades da praça.
Lido é uma praça entre os bairros do Leme e Copacabana, na Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro. Por ser a interseção desses dois bairros, é tratada por muitos como um bairro ou sub-bairro. Atualmente, cogita-se a construção de um estacionamento subterrâneo sob a praça.
A Praça Paris é um logradouro do bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro. Foi construída em 1926 com projeto do urbanista francês Alfred Agache durante a gestão do prefeito Antônio Prado Júnior. Esse projeto reproduzia o traçado de um típico jardim parisiense da época, abrigando em seus espaços grande número de amendoeiras de grande porte, além de obras de arte e esculturas. A praça foi erguida sobre um aterro. Em princípio, ia das avenidas Rio Branco e Beira Mar até a rua da Glória. Posteriormente, foi encurtada para dar lugar à praça Marechal Deodoro da Fonseca.
A praça foi concebida como uma joia da belle époque: construída sob a gestão do prefeito Antônio Prado Júnior, entre 1926 e 1930, período em que o Rio de Janeiro ainda era a capital do país. Na época da construção do metrô, a praça foi completamente destruída. Ela foi restaurada e reinaugurada em 1992, quando foi cercada por grades, visando à sua preservação. É um local muito procurado por desportistas e caminhantes. Favorece o treinamento de corrida devido ao piso de terra batida. Conta com policiamento da guarda municipal e policia militar durante o dia e a noite.