Praça Tiradentes, Bosque Alemão, Praça General Osório, entre outros. Dicas sobre melhores praças no Paraná.
Praça Tiradentes
A Praça Tiradentes é um espaço público do município de Curitiba, capital do estado do Paraná, no Brasil. Com 9.026 m², é sua mais antiga praça e considerada oficialmente o local onde a cidade nasceu.
De acordo com a lenda, o lugar foi escolhido pelo cacique Tindiqüera, da tribo Tingüi, para a transferência dos primeiros habitantes da região, até então, acampados às margens do rio Atuba, onde hoje situa-se o Bairro Alto. Na praça encontra-se o monolito que registra o local do pelourinho levantado por Gabriel de Lara, em 29 de março de 1693, com a Cruz da Ordem de Cristo, que simboliza o poder legalmente constituído pelo rei de Portugal, a justiça e a caracterização das vilas. Junto ao monolito está o Marco Zero da cidade, utilizado para referências geodésicas, de onde são medidas e encontradas todas as distâncias, assinaladas as direções de Santa Catarina, "Iguassu", São Paulo e Paranaguá, como também a referência de nível de Curitiba.
O Bosque Alemão, antiga chácara da família Schaffer com 38 mil m² de área, foi inaugurado em 1996 na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Localiza-se no bairro Vista Alegre e é formado por mata nativa densa. Foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba a partir de 1833.
O Bosque do Papa João Paulo II é um dos mais importantes parques da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Abriga uma reserva com mais de trezentas araucárias na área central da capital paranaense. O bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II e sedia o Memorial da Imigração Polonesa. O bosque possui uma saída para o gramado posterior do Museu Oscar Niemeyer.
A Praça do Japão é um espaço público do município de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Foi construída em homenagem aos imigrantes japoneses que chegaram a partir de 1910. A capital paranaense possui a segunda maior comunidade japonesa do Brasil, atrás de São Paulo, e hoje abriga mais de 32 mil de seus descendentes.
O Bosque Reinhard Maack é um parque da cidade de Curitiba, capital do Paraná. Localizado no bairro do Hauer, este espaço foi criado em 1989 e possui uma extensão de 78 mil m². A denominação do local é uma homenagem ao cientista e explorador alemão, naturalizado brasileiro, Reinhard Maack, que viveu e morreu em Curitiba. Autor de obras como: “Drift Continental e Geologia do Atlântico Sul”, “Geografia Física do Estado do Paraná”, “A Serra do Mar no Estado do Paraná” e “Água no Subsolo da Bacia Paraná-Uruguai”, entre outros, Maack descobriu o ponto culminante do sistema orográfico paranaense denominando de Pico Paraná e em 13 de julho de 1941 escalou este sistema.